quinta-feira, 6 de maio de 2010

Grande desafio: chegar a Manoel Urbano pela 364

Estreita ao ponto de só ter espaço para um veículo; lisa ao ponto de certas vezes o veículo girar 20, 30 ou 40 graus e lama ao ponto de deixar plantado sobre a via, estreita e lisa, uma toyota, veículo que por aqui, é o mais eficaz para romper terrenos adversos, falo da situação da BR 364 em dias de chuva.
Tentar romper esse trecho, é enfrentar grande desafio. Vivenciei isto na quarta-feira(6) no trecho Sena Madureira Manoel Urbano. Os corajosos motoristas e passageiros, digo isto considerando o fato da coragem em enfrentar o adverso da BR nesse trajeto, se dispôem a não fazer parar o movimento na estrada recém-aberta. Parecem os motoristas, sentir prazer e orgulho em completar o trajeto.
O comboio é feito de solidariedade e parcerias. Os motoristas dão lição de fraternidade ao não deixar só, qualquer um que por ventura venha a ter problemas. Em atoleiros, se um fica, os outros fazem correntes de cabos e puxam-no. Os passageiros mais afoitos, caem na lama a por força, impulsinando e ajudando os motores que soltam fumaça preta de seus escapamentos de tanto esforço.

Isto é o que enfrenta um aventureiro da BR 364 em dias de chuva. Apesar do difícil trajeto, o tempo gasto é praticamente 1/3 do gasto em viagem de barco pelo Rio Purus. A viagem de barco demora em média 12 horas de baixada em direção a Sena Madureira e aproximadamente 24 horas de volta.

Um comentário:

  1. Apesar da dificuldade do tráfego, certamente muitas pessoas gostariam de conhecer esta região tão próxima da floresta. Existe algum tipo de hospedagem para turistas em Manuel Urbano?

    ResponderExcluir