segunda-feira, 24 de maio de 2010

Acre acima da média nacional no número de prefeitos semi-analfabetos

Dados do IBGE revelam que estado tem 9% dos prefeitos sem Ensino Fundamental.

Desde 2001, o número de prefeitos com poucos anos de escola diminuiu pela metade. Há duas eleições atrás, os prefeitos com Ensino Fundamental incompleto somavam 704, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Atualmente, o Brasil possui 349 prefeitos com pouca escolaridade, uma redução de exatamente 50%.

Os dados são baseados na Pesquisa de Informações Básica Municipais, divulgada na última sexta-feira (21) e que usa informações de 2009. A pesquisa mostra que bastaram duas eleições municipais para que o número caísse com força. Um ano após o pleito de 2004, os prefeitos sem diploma do Fundamental eram 495.

Atualmente, os prefeitos com pouca instrução comandam 6% dos municípios brasileiros. Em 2005, eram 8% e, em 2001, 12%. Nos estados, Rondônia, com 52 municípios, é o que mais tem prefeitos com baixa escolaridade. Em nove cidades daquele estado nortista, 17% do total, os governantes municipais nunca tiveram o diploma do ensino fundamental.

Outros nove Estados estão acima da média nacional. Além de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso e Espírito Santo têm maior índice de municípios nessa situação. Em Minas, Pará e Rio Grande, há 10% de prefeitos sem Ensino Fundamental. O Acre fica na casa dos 9% e o restante tem por volta de 7%.

Da Redação da Agência ContilNet


Nenhum comentário:

Postar um comentário