domingo, 30 de maio de 2010

Foto destaque: saída da escola, um risco!

A euforia na hora da saída dos alunos do ensino infantil da Escola D. Próspero Bernard, na Rua Principal da cidade, Valério Caldas Magalhães representa um grande risco. As crianças que não são esperadas por pais ou responsáveis, saem correndo e, obviamente, não se atentam ao risco dos veículos que por alí trafegam.

Uma placa apenas, no sentido centro, próxima ao Centro Cultural, chama a atenção dos motoristas, "que parece não ser observada por motoristas", comenta um morador.

Esta aí o registro e a procupação, cabe às autoridades começarem um plano para evitar acidentes a iniciar pela educação das crianças.

2 comentários:

  1. Meu prezado amigo, Benenê

    Primeiro lhe parabenizo pela matéria.
    Diria que é de excelente qualidade, por levantar um importante assunto, que infelizmente tem sido relegado a segundo plano ou mesmo ao esquecimento.

    Aliás, meu caro, existem outros pontos crítico, um é em frente a Escola Antonio Mendes, que fica numa esqina movimentada e a a outra é na Escola Graça Rocha que fica na entrada de nossa cidade, sujiro inlcisve que passa por lá e faça o registro.

    Mas, não posso perder a oportunidade de lhe dizer, que no início de meu mandato, preocupado com esse problema, principalmente quando a Escola D. Prospero passaou a trabalhar com crianças do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental, como parlamentar mirim, apresentei um anteprojeto de Lei, já que nos é vedado apresentar Projetos de Lei que onerem os cofres púbblico, propondo a criação dos agentes educadores de trânsito.

    E o que seriam os agentes educadores de trânsito? seriam bolsitas do ensino médio e superior, que atuariam no trabalho de orientação das regras de trânsito, mais prinxiplamente, estariam nas proximidades das escolas, auxiliando as crianças nas travessias das ruas, de modo a garantir a segurança delas. Isse em todas as escolas da rede municipal e estadual de ensino.

    Entretanto, como sou oposição, a "política" suja (polictagem) prevaleceu. Não foi implantado. A razão, foi apresentado por mim.

    Acredito eu, pensaram: cresceria o nome deles. Esqueceram-se das crianças, que vivem correndo constantes riscos, principalmente no período de verão que o tráfego de veículo aumenta em razão das obras de pavimentação da BR 364.

    Veja se não é imbecil este tipo de "política".

    Ver. Rubens-PT

    ResponderExcluir
  2. A meu ver, a solução para esses problemas é uma questão de EDUCAÇÃO (coisa que está faltando para mtos pedestres e motoristas). A maioria das pessoas - a começar pelos adultos - anda pelas ruas como se estivessem dentro de suas casas, atravessam ruas sem se preocupar com os veículos, fazem grupinhos no meio da rua enquanto carros, motos e bicicletas têm que dar a volta e ir colados ao meio fio, e por ai vai. A maioria delas acha que somente o motorista deve ter atenção ao andar pelas ruas, o que eu discordo, pois sabemos que mtos acidentes ocorrem por imprudência dos pedestres (vejam bem, não estou defendendo os maus motoristas, só estou dizendo que nós pedestres tb temos nossas responsabilidades).
    Então faço a seguinte pergunta: Como essas crianças podem andar pelas ruas com o mínimo de segurança se elas não recebem orientação adequada, ou pior ainda, se os adultos – em quem elas se espelham – são os primeiros a dar o mau exemplo?
    Hoje nossa cidade ainda é considerada calma, mas não creio que assim seja por mtos anos.

    ResponderExcluir