sexta-feira, 18 de junho de 2010

Secretários e funcionários depôem em CPI

Avisei que a coisa estava féia: Antonio Carvalho, Secretário de Finanças


Se for considerado à risca o depoimento dos primeiros convocados pela CPI da Improbidade, que ivestiga, como o próprio nome diz, suposta improbidade administrativa na gestão do Prefeito afastado Manoel da Silva Almeida, o mesmo estará enrrascado.

Os depoimentos começaram nesta quinta-feira(17). Os primeiros a serem ouvidos, no período da manhã, foram Hermerson N. Almeida, filho do Prefeito M. Almeida e ex-secretário de Saúde, Francisco Bezerra Teles, chefe de gabinete e fiel escudeiro de Almeida e João Pereira da Silva, conhecido como João Branco, comandante do Barco Hospital João Sobrera.

A tarde a CPI ouviu o chefe da garagem municipal Messias Nogueira de Souza, o mecânico da mesma Jeferson Costa Dantas, conhecido como Nenê e fechou com o depoimento do Secretário de Finanças Antonio Carlos Carvalho Torrejon.

Rubens Martins-PT, Presidente da CPI revelou que os depoimentos são bastante elucidativos para o processo e encontra algumas contradições nas respostas evasivas de alguns depoentes.

FINANÇAS. Nessa primeira rodada de depoimentos, que por sinal é aberto ao público, algumas revelações são fortes e não ajudam o Prefeito Manoel Almeida. Por exemplo, o Secretário Antonio Carvalho, disse ter por várias vezes advertido o Prefeito sobre a impossibilidade financeira em admitir novas contratações, o mesmo fez o então Secretário Jansen Almeida, filho do Prefeito, as recomendações não foram consideradas, o que deixa a Prefeitura, somando-se as demais dívidas com credores, numa situação de estafa financeiro . "A situação não está boa, já fomos inclusive notificados pelo Tribunal de Contas", admitiu Antonio Carvalho ao falar dos limites com gastos de pessoal e nas contas que estão sempre no vermelho. Os vereadores consideram que essa situação demonstra a falta de zelo pela coisa pública.

GARAGEM. Até a chegada de Messias Nogueira a chefia da garagem municipal, era corriqueiro o empréstimo a apadrinhados políticos, de peças dos veículos, adquiridos para apoio à produção agrícola do municipio, comentou o Presidente da CPI Rubens Martins. Segundo Martins, a maioria das peças emprestadas não possuem documentos e as que têm, o novo chefe da garatem não conseguiu recuperá-las, conta. O Prefeito Manoel Almeida em pessoa ia na garagem autorizar a retirada de peças para terceiros, contou um dos depoentes. Isso explica o sucateamento das máquinas, inclusive sem motor, pneu e outras peças.

BARCO HOSPITAL. "Esse barco não aguenta um toco!". Esta é a frase do construtor do Barco Hospital João Sobrera de 4 anos de água e que custou R$ 120 mil aos cofres do Governo Federal para o Municipio de Manoel Urbano. A frase é parte do depoimento de João Branco, comandante da embarcação. A frase foi ouvida pelo comandante na comunidade Itaúba, baixo Rio Purus, na viagem inaugural da unidade móvel de saúde. Naquele local coicidentemente estava o homem conhecido como "Guerreiro" que confeccionou a embarcação. Para sair do prejuízo, usou todo tipo de madeira. Essa é uma informação que implica em muito a responsabilidade dos que aceitaram sem vistoria técnica a embarcação.

Some-se a isso, as duas vistorias do Ministério da Defesa que não encontrou alguns equipamentos comprados com recursos federais, para a embarcação.


Os depoimentos continuam nesta sexta-feira(18) a partir das 8h.

Mais imagens. Clique aqui.




3 comentários:

  1. Tem que investigar tambem sobre o terreno que oprefeito (Manoel) doou para o pessoal da Caixa (Paulo) onde deveriaser construido 04 casas populares, e não da nem para disfarçar, pois o terreno ficou no meio das casinhas, que feio hein, logo vc Paulo que quer ser o "Doido", precisando de prefeitura para ter um terreninho, são 04 familias carentes a menos que vão ter uma casa.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Justiceiro II, mas, não foi almeida, foi o atual que dou (quer dizer ouvi dizer). Mas, vem cá, nessas contratações não foram beneficiados dois filhos do denunciante, que nem ficaram na foto dos classificados, a esposa de um ex-sec. e um cunhado?
    E o filho do Vice? e parentes de vereadores, que atualmente são secretários, e filhos de secretário como o de obras? eita agora a culpa das contratações é só do almeida, se toca carvalho, blogueiro e CPI, ouvi falar que as reuniões para convocar pessoal para ganharem as eleições eram lotadas, e me falaram se almeida não contratasse até os filhos batiam nele.
    Justiça seja feita. se vão caçar e devem cassar peguem a corja toda inclusive os MENDES.

    ResponderExcluir
  3. Vejam isso: http://www.senaonline.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1520&Itemid=31

    Pergunto amigo benene, se para fazer divulgação dos trabalhos da prefeitura e não de secretário ou do prefeito não é preciso de uma licitação no meio da imprensa oficial, claro se o serviço for pago com erário público claro (coisa que não sei se esse sena on line ta sendo pg com dinheiro público). Mas, que o dono do blog gosta de um dimdim isso sei, pois todos que postam algo lá reclamam do preço salgado, menos o vereador e o prefeito. Pois tem um ex sec que gosta de uma midia, que já vi falando que pagou pra sair nesse blog, só não sei se ele usou dinheiro público, mas que ele gostava de uma midia há isso sem dúvida, inclusive gotaria de surgerir para cpi investigar ai na câmara o vereador (ops. o mesmo fa parte da CPI), o ex-sex, que é filho do denunciado, e o o prefeito atual, que só sai máteria boa, se não utilizaram ou ultilizam dinheiro público, se for do bolso ok. só fica a mentira mas, se for dos cofres públicos mais uma licitação sem sair não é benene?
    Vamos colocar os olofotes do show em todos os ângulos e não só no Manoel pois tem gente ai dentro da PMMU tão sujo quanto ele.
    Esse secretário de finanças, xiiiiii, vamos ver as ´diárias, as terras distribuídas no final de 2004 (após eleições), e os patrimonios que se trasformaram em panificadoras? E os décimos terceiros recebidos por secretarios e prefeitos pode? Inclusive os que se dizem limpo.
    e as férias indenizadas? e o almoxarifado que é a secretaria, e as construç~~oes sem licitação?
    xiiii. Tem tanta coisa benene, pq só o manoel?
    Perai e o povo que estudava fora recebendo, ainda recebe, também vai devolver dinheiro (kkkkkkkkkkk).
    muita coisa né?
    Tudo isso se ouve nos bastidores e corredores da PMMU e outros órgãos.
    e niguem fala nada nem comentam, pois é so o Manoel Almeida.

    ResponderExcluir