segunda-feira, 28 de junho de 2010

Prefeitura inicia obras de abertura de rua que interligará cidade

Trecho que vai da Cohab ao Comércio de Raimundo Justino. Sem dúvida, um desafio que só será maior que a pavimentação da mesma.


Há duas semanas trabalhadores da Prefeitura intensificam esforços em abrir uma rua que interligará diretamente o Centro da cidade ao Bairro São Francisco. A rua é a continuação da 7 de Setembro paralela à Praça Nossa Senhora da Penha em direção ao escritório do Deas no Centro de Manoel Urbano.
Muito trabalho na velha engenharia murbanense em mudar a casa de João Oliveira de lugar.


A Prefeitura já negociou com os moradores que tinham suas casas na rota do novo trecho da 7 de Setembro e está providenciando outros locais ou afastando as casas, caso da residência do marceneiro João de Souza ou João da Emília que a Prefeitura teve que mudar a casa de lugar.
Casa do João da Emília: na rota da rua. Ao fundo, o comérico de Rdo. Justino.


O trecho que está sendo aberto era totalmente encoberto por mato e terrenos encharcados d'água, o que está dificultando muito os trabalhos da única máquina a trabalhar, uma pá mecânica que rompe o capim, as raízes e os "gruteões". O trator de esteira da Prefeitura está quebrado desde o ano passado, sem condições de dá suporte ao trabalho que fica a cargo da habilidade de Plínio em manobrar de forma que consiga alcançar o intento da Prefeitura.
Pá mecânica atolada: a única máquina pesada do município, a abrir ruas.
Para o trabalho imprópio da máquina, damos os créditos ao operador Plínio.



"Abrir essa via, que divide a cidade é um sonho meu e dos moradores de Manoel Urbano. A rua vai facilitar o trânsito na cidade e o ir e vir das pessoas. Esse aqui é um sonho antigo e nesse momento que estou na Prefeitura, estamos dando prioridade a este". Disse Francisco Sebastião Mendes, Prefeito em Exercício. "Ver as pessoas transitando por aqui, vai ser minha felicidade e a garantia de um dever cumprido", completou o Prefeito, que acompanha passo-a-passo as obras.
Da direita para esquerda: Chico Pio, Prefeito Francisco Mendes, Loro e Sec. Obras Chiquinho do Brasil, acompanhando o trabalho dos homens na remoção das casas onde passará a rua.


"Desconsiderando o barulho que vai ter dos carros, vai ser muito bom a rua passar por aqui. Antes só tinha mato!", comentou Emília Joana de Souza, funcionária pública que há 8 anos mora no trecho onde só existia pequenos varadouros.

"A rua vai ser boa, ao menos agora vai dar pra por uma luz, umas lâmpadas, tijolo e água encanada pra gente", disse Manoel Falcão Ribeiro de 76 anos e há 40 morando naquela localidade, próximo ao igarapé Mutamba.

O Prefeito Francisco Mendes, informou que articula com empresas e Governo do Estado, máquinas e equipamentos para dar continuidade aos serviços de abertura da referida rua. A pá mecânica não dará conta do mega trabalho de abertura da rua.


2 comentários:

  1. E ai o LORO já Pegou a portaria dele?
    O povo daqui não tem vez não, mais os de fora tudo né seu chico selma mendes.

    ResponderExcluir
  2. benene o mutanba ainda existe?
    quero ver consegue me enviar umas fotos pra mim? abraçssss

    ResponderExcluir