quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cotidiano Murbanense: plantio de feijão na praia

Limpar,
plantar,
limpar mais uma vez
e colher até as águas das cheias chegarem.

Essa é a filosofia dos murbanenses que plantam nas barrancas do Rio Purus.

Dos moradores antigos de Manoel Urbano, poucos não cultivaram nas barrancas do Rio. Até comerciantes e funcionários públicos tinham um lote nas barrancas e praias do Purus. Os lotes, ainda hoje são religiosamente demarcados. A Lei é da palavra e da posse que é hereditária. Mas há arrendamentos, empréstimos de pedacinhos, e há ainda a colheita de meia. O fato é que, todos comem feijão da praia!

A tradição se mantém. Todo o espaço nas margens do Rio Purus, adubado pelas cheias recebe a semente do feijão, da melancia, do milho, do gerimum e outros. A terra é tão rica que as safras só páram quando chegam as águas da enchentes...

Se Manoel Urbano tivesse uma política de produção, certamente potencializaria mais, para a renda e produção familiar, os barrancos e praias do Rio Purus que como se ver não servem apenas para passeio e lazer.


4 comentários:

  1. ai que lindo as barrancas do purus
    que saudades
    das melancias dda picada dos piuns kkkkkk
    da minha mae plantando feijao nestas praias e mirisman e eu correndo e mergulhando.
    bjos benene

    ResponderExcluir
  2. Eu acho ridiculo usar as prais do rio para plantio, pois a maioria dessas pessoas tem uma colonia, e têm preguiça de irem limpar um cantinho para plantar, dai esperam as aguas baixarem para plantarem na areia pois não terão trabalho algum em limpar o local, se não querem trabalhar então doem a terra para quem quer.

    ResponderExcluir
  3. Cumi muito desse feijao branco! para mim era uma grande aventura e uma das maiores
    viajens alucinante ir pra praia de manhanzinha apanhar feijao, escutar o canto encantador do Cancao no olho das arvores mais altas, e roubar melancias nas praias do vizinho...
    E sabe como se faz pra melancia amadurecer bem rapidinho??? Enterra-se ela na areia sem k ninguem a veja e no proximo final de semana ela ta madurinha!!!
    Eu so nao gostava de passar pelo mei da rua cum saco de feijao nas costas, e tbm disbuar feijao eh maior saco...

    ResponderExcluir
  4. Tenho curiosidade a respeito do judas-de-praia se usam ainda para espantar as capivaras ou qualquer outro animal que venha estrgar o plantio, sou de Manaus.

    ResponderExcluir