domingo, 27 de junho de 2010

REGISTRO: Pequenos empreendimentos e bons negócios

Pequenas iniciativas de moradores da cidade ou de quem chega nela, tem feito a diferença para muitas pessoas, são os pequenos empreendimentos que se transformam em bons e lucrativos negócios.

Nesta postagem dou destaque ao senamadureirense que há mais de um ano mora em Manoel Urbano, Leudemir Mota de Morais(foto). Leudo, como é conhecido é casado com a murbanense Makilene Gomes da Silva e tem uma filha, a encantadora Luara de um ano.

Leudo deixou uma empresa na qual trabalhava há alguns anos para investir num negócio novo em Manoel Urbano, a produção e venda de picolés, moreninhas e outros gelados. Novo no negócio, Leudo investiu em cursos para treinar e capacitar a si e seu ajudante. Hoje o pequeno empreendimento de Leudo, já emprega 5 pessoas e sua previsão é de que ao conseguir construir seu prédio e ampliar a estrutura que tem, empregará pelos menos 10 pessoas.José Antonio Paiva da Silva, o Peta, comemora as vendas de picolés como bom negócio


"Por enquanto tenho 3 carrinhos na rua, e vendemos cerca de 500 picolés e moreninhas por dia, mas quero ampliar", diz Leudo. Leudo está encontrando dificuldade para construir seu prédio, por não conseguir comprar tijolos na cidade. Comprar tijolo em Manoel Urbano é desafio para qualquer um.


Outra iniciativa que é comemorada é a de dona Maria Socorro de Oliveira, 48 anos(foto). Socorro deixou o trabalho doméstico para montar uma pequena venda de salgados na Rua Antonio Coelho de Brito, em frente à sua residencia.

Socorro que hoje tem cerca de 3 ou 4 pessoas lhe ajudando diariamente, conta que começou as vendas a partir de uma desilusão política. "Um candidato prometeu me dar um emprego e não me deu depois que ganhou, aí Deus me mostrou esse meio". Dona Socorro contou que o impulso nos negócios deu-se com a encomenda de salgados para trabalhadores de contruções locais [como a empresa do murbanense Salim], o pagamento deu para ir aos poucos comprando os apetrechos necessários para continuar a produção e a venda dos salgados.

Socorro, que começou com vendas nas ruas, hoje contruiu um pequeno espaço ao lado de sua casa para fazer as vendas. "Hoje as pessoas vem aqui", diz. "Eu insito e não desisto!", é a filosofia de dona Socorro de Oliveira.

Como Maria do Socorro e Leudemir Mota, muitos outros murbanenses com sua coragem de empreender vem mudando suas vidas e contribuindo com a cidade.

O Purus Online parabeniza aos empreendedores murbanenses! Esse é o meio, nas palavras de dona Socorro.

Falta agora, já que temos muitas iniciativas, do apoio dos órgãos governamentais de fomento para ajudar a alavancar esses pequenos empreendimentos e transformá-los em micro-empresas, em empresas e quem sabe, além.





Um comentário:

  1. Dona Socorro é exemplo de mulher guerreira. Cresci sendo testemunha de seu esforço e vendo sua luta. Mesmo com todas as dificuldades a alegria sempre foi uma de suas marcas.
    Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir