terça-feira, 15 de junho de 2010

Acre comemora elevação à Estado nesta terça-feira, 15 de junho

Nesta terça-feira, dia 15 de junho, o Acre comemora uma de suas datas mais importantes: a assinatura da Lei que eleva o território a Estado da federação. Para marcar esta importante passagem do calendário acreano, o Governo do estado promove a já tradicional solenidade cívico-militar de troca da bandeira do mastro da Gameleira.

A troca da bandeira teve sua data oficial instituída por decreto pelo governador Binho Marques em 2008, durante as comemorações da elevação do Acre à Estado. A solenidade terá início às 7h30.

Em 15 de junho de 1962 o presidente da República João Goulart assinava em Brasília a Lei nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu a autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer suas leis.

O dia 15 de junho de 1962 é, considerado pelos historiadores, a segunda data mais importante da história deste Estado, perdendo apenas para o início da Revolução Acreana, em 6 de Agosto. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre é anexado ao Brasil, mas na condição de território. Na época, o estado era o maior produtor de borracha, exportava para os principais países industrializados, mas toda a arrecadação dos impostos ia para os cofres federais. Diante da decisão do Governo Federal de transformar o Acre em território brasileiro, surgiram os movimentos autonomistas, marcantes na história do Acre.

Somente em 1957, o deputado federal Guiomard Santos apresenta o projeto de Lei de elevação à estado na Câmara. Dessa data em diante tem início efetivamente a terceira fase do movimento autonomista. Forma-se então o Comitê Pró-autonomia acreana para dar base de sustentação ao projeto de Lei. De 1957 a 1962, o Movimento Autonomista ganha muita força e os membros do comitê entram em intensa atividade.

Logo em seguida à assinatura da Lei 4.070, são convocadas eleições gerais para governador e deputados. Os constituintes teriam 120 dias para elaborar a carta constitucional do Estado do Acre. Caso não o fizessem passaria a vigorar no Acre a constituição do Estado do Amazonas. Em 1° de março de 1963 foi promulgada a primeira constituição do Estado e toma posse o primeiro governador constitucional, o professor de Filosofia José Augusto de Araújo.

Fonte: Agência de Notícias do Acre


Em Manoel Urbano, não há notícias sobre qualquer ato solene em virtude da comemoração da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário