sexta-feira, 11 de junho de 2010

Poluição causada por lixão preocupa comunidade e autoridades sanitárias locais

Equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental em reunião com vereadores


O lixão de Manoel Urbano tem sido um grande problema ambiental. Além da infestação de ratos, baratas, formigas e moscas nas casas próximas ao lixão, adiciona-se a estes o mal cheiro e a fumaça causada pela quima do lixo.

As constantes denúncias da comunidade, não resolveram o problema que persiste. O Purus Oline, já fez o registro do lixão que acabou ficando entre moradias e, poluindo inclusive, um manancial d'água.

Preocupados com a situação, uma equipe de agentes de Vigilancia Sanitária e Vigilancia Ambiental do município integrada por Abrão Pereira Lima, Edvagno Paiva da Silva(Vig. Ambiental) e Jedaías Adrião(Fiscal Sanitário), estiveram hoje na Camara de Vereadores para pedir apoio na resolução do problema que consideram de extrema gravidade.

"Já tentamos resolver o problema conversando, mas nada foi feito", disse Abrão Pereira ao relatar as conversas com autoridades locais aos vereadores. "O prefeito nos deu até quarta-feira(11), para nos dizer o que ia fazer para resolver a situação", reiterou Abrão ao falar de conversa tida com o Prefeito em exercício Francisco Sebastião Mendes.
Lixão do Município queimando a poucos metros das moradias


A equipe citou ainda, como grande preocupação, os lixões clandestinos, um localizado no Bairro Aníbal Saraiva e outro no Bairro Antonio Dias. Ambos, criados por falta de recolhimento do lixo, principalmente o doméstico.

Casas envolta à fumaça expelida pela queima do lixão municipal.


A equipe de funcionários das vigilâncias ambiental e sanitária, ficou de elaborar relatório da situação para enviar aos edis. Foi sugestionado à equipe, fazer notificação à Prefeitura.

Vai ser necessária a intervenção do IBAMA, IMAC ou outros órgãos ambientais para resolver este problema do lixão de Manoel Urbano? Pelo sim, pelo não, o fato é que, trata-se de um problema gravíssimo e tem que ser resolvido com urgência. Pelo bem da saúde dos murbanenses.

Aparentemente, um lixão pode ser tido como um problema pequeno, num município distante, como o nosso. Mas este, endossa as estatísticas da poluíção de mananciais e terrenos da nossa bela Amazônia. Os lixões, são problemas que têm que sair dos discursos políticos; a prática pode ser a fórmula da solução do problema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário