segunda-feira, 28 de março de 2011

Recontagem de votos gera expectativas

O ex-deputado estadual N. Lima e os partidos que podem se beneficiar com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que a Lei da Ficha Limpa não será válida para as eleições de 2010 devem aguardar alguns dias para, de fato, poder comemorar.

De acordo com o ministro Ricardo Lewandowiski, os cálculos que poderão alterar a composição das bancadas serão feitos após análise de todos os recursos.

"Cada processo tem seu andamento diferenciado. Então, cada ministro examinará caso a caso e, inclusive, verificará se o caso daquele recurso se enquadra ou não na Lei da Ficha Limpa. Portanto, é um processo que demorará certo tempo, não será imediato, até porque a Justiça Eleitoral não pode agir de ofício, tomando uma providência única", disse o ministro.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) ressaltou esta semana que esses cálculos serão refeitos depois que o acórdão em que consta a decisão for publicado. Enquanto isso, informações extra-oficiais garantem que os partidos PSDB e PP devem ganhar uma cadeira na Aleac e quem deixaria a vaga seria a deputada Marileide Serafim (PMN).

Os candidatos do PP que podem deixar seus votos serem precisos no cálculo do coeficiente eleitoral são José Bestene, que conquistou nas urnas 1.664 votos, e do ex-prefeito de Acrelândia Vilceu Ferreira, que obteve 575 votos. O ex-deputado Nogueira Lima (DEM) está numa situação confortável: nas eleições obteve 3.513 votos.

A assessoria do TRE informou que os candidatos beneficiados pela não validade da Lei da Ficha Limpa para este pleito deverão ser diplomados assim que a situação for definida. Contudo, ressalta que a definição dependerá da publicação do acórdão da decisão, que não tem prazo para acontecer. (Nayanne Santana)

www.atribuna.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário