O Senador Jorge Viana pediu ontem a presença do cientista Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletrobrás Termonuclear, a ELETRONUCLEAR, no Senado Federal para falar sobre o programa nuclear brasileiro. Os problemas na usina nuclear de Fukushima após o terremoto e tsunami no Japão motivaram o requerimento assinado pelo senador acreano e pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que foi aprovado por unanimidade na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA).
O requerimento assinado por Jorge Viana pede esclarecimentos sobre os “sistemas de segurança das usinas nucleares já instaladas, assim como planos de emergência em caso de acidentes; plano de expansão do programa nuclear brasileiro, com foco nos sistemas de segurança, prevenção de acidentes e armazenamento dos resíduos radioativos.”
Jorge Viana explicou que, no Brasil, mais de dois por cento da energia provém de fonte nuclear. No Senado, o presidente da ELETRONUCLEAR vai falar dos projetos de construção de quatro usinas nucleares no país e esclarecer sobre os procedimentos de segurança na utilização desta fonte energética à sociedade brasileira. “O Brasil deve se associar a outros países que estão querendo evitar que esse tipo de desastre aconteça no mundo” declarou Jorge Viana.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário