quinta-feira, 17 de março de 2011

Jorge Viana viabiliza união da bancada do AC e RO para construção da Ponte do Rio Madeira



Uma mobilização coordenada pelo Senador Jorge Viana (PT-AC), com o apoio do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) garantiu no final da tarde desta quarta-feira, a participação dos seis senadores do Acre e de Rondônia, em audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) Luís Antônio Pagot.


Por mais de uma hora, Jorge Viana (PT), Sérgio Petecão (PMN) e Aníbal Diniz (PT) da bancada do Acre, Acir Gurgacz (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) da bancada de Rondônia, debateram com o ministro e o diretor do DNIT a necessidade da construção da ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia, na BR 364, a estrada que garante o acesso da capital do Acre, Rio Branco, aos demais Estados brasileiros.


O diretor do DNIT Antônio Pagot reconheceu que o projeto inicial da construção contém graves problemas. Nele, a ponte teria 980m de extensão. O problema é que foi identificado um erro no cálculo, tanto no tamanho como na altura da ponte. Edital este que foi suspenso no final do ano passado pelo Tribunal de Contas da União.


Pelo projeto inicial, a ponte seria construída com 200 metros de diferença em relação ao tamanho real e 20 metros mais baixa que deveria ser. Diante da gravidade da situação, os senadores Jorge Viana e Valdir Raupp propuseram a realização de um novo edital e receberam a garantia do ministro Alfredo Nascimento e do diretor do DNIT esse novo edital será lançado já na próxima terça feira. “O novo edital será feito com as especificações corretas”, garantiu o diretor do DNIT.


O senador Jorge Viana saiu da reunião satisfeito não só pelo resultado prático, a garantia da elaboração de um novo edital, mas também com o fato de que os recursos para a obra já estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.


Segundo Viana, a unidade das bancadas do Acre e de Rondônia no Senado é fundamental para a realização da obra. “Os recursos estão disponíveis. A bancada está unida com esse propósito. Os problemas identificados no edital anterior serão sanados. Com isso, até o final do ano acreditamos que a obras serão iniciadas, finalmente”.


O senador acreano lamentou apenas que os problemas no edital anterior tenham um custo alto para o povo do Acre, já que a obra não tem como ser iniciada no início do verão deste ano.


“Infelizmente isso não será possível, pois o novo edital tem até 60 dias para ser e, após esse período serão necessários mais uns cinco meses de elaboração da proposta. Ainda assim, termos a garantia de que as coisas serão feitas de maneira correta e a união da bancada do Acre e de Rondônia no processo colabora para que tudo seja feito de maneira rápida, acabando assim com esse grave problema de infraestrutura da região”, disse Jorge Viana.


Os deputados federais Sibá Machado e Taumaturgo Lima, ambos do PT do Acre participaram da parte final da reunião e também se comprometeram, junto com os senadores do Acre e de Rondônia a priorizar o projeto em seus mandatos. (Assessoria)


Para entender

O Rio Madeira corta a BR 364 no Abunã, distrito de Porto Velho, capital de Rondônia, a pouco mais de 250 quilômetros de Rio Branco. Todos os anos, durante o período da estiagem, o nível do rio desce, prejudicando a já demorada travessia por balsa dos veículos que abastecem a capital acreana de gêneros alimentícios e demais mercadorias.


Durante mais de 40 dias, entre agosto e setembro do ano passado, as filas de caminhões chegaram a mais de seis quilômetros de extensão e o tempo de espera para travessia chegou até 12 horas. O Rio Madeira ficou com 2 metros de água, deixando à mostra bancos de areia e pedra. Em Rio Branco, houve racionamento de combustível e muitos supermercados perderam cargas de alimentos perecíveis por causa da demora no transporte. (Assessoria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário