segunda-feira, 5 de abril de 2010

Postos de saúde sem exame de glicemia

Esteve hoje na Câmara de Vereadores o ex-vereador Francisco Brandão de Souza. O mesmo fora conversar com a Comissão Permanente da Saúde por estar preocupado com a falta do exame de glicemia, exame que se faz para verificar a taxa de açucar no sangue.
Fiz o exame em Rio Branco e minha taxa tava alta e fui recomendado a fazer de oito em oito dias, mas fui nos dois postos e nada. Um, não tinha filme ou lamina, no outro o aparelho não tinha bateria", disse revoltado e preocupado Francisco Brandão, conhecido como Chico Branco. "Vocês tem que fazer alguma coisa, tomar providencias quanto a isso", disse Chico Branco aos vereadores Charles Brandão, seu filho, e Messias Cardeal, presidente da Comissão de Saúde.
Por telefone o Secretário Municipal de Saúde Eduardo Alencar, disse não saber do problema, pois pede que todos os materiais sejam solicitados antes de se esgotarem nos estoques e disse que iria verificar a situação para tomar providências.
Eduardo ainda, informou sobre a falta de médico nos postos municipais hoje, que provalmente a tarde, estaria chegando um médico para atendimento e que dentro de poucos dias o municipio estará com 4 médicos atendendo à população. É que hoje quem foi a qualquer posto de saúde do municipio atrás de um médico, não conseguiu atendimento pois não havia.
A Diretora do Posto de Saúde Josefa Nunes, conversou com Chico Branco e prometeu a realização do exame para amanhã(6).
A alta taxa de açucar no sangue, causa o Diabetes.
/
/
A Comissão Permamente de Saúde da Camara de vereadores é composta por:
Messias Cardeal - DEM Presidente
Raimundo Toscado - PP Relator
José Carlos de Oliveira - PP

O vereador Charles Brandão informou que amanhã(6), os vereadores fazerão vistoria nos postos de saúde do municipio.

Um comentário:

  1. Quando foi que seu chico procurou fazer o exame, e em qual turno (manhã, tarde).
    Gostaria de saber pois sou Conselheiro de saúde, e trablaho na SEMSA, e vi 2 máquinas novas para glicemia capilar, inclusive eu mesmo levei 4 tubos de fita com 50 tiras cada, doados pela direção da Unidade Mista para essas máquinas, eu pessoalmente entreguei para o chefe de almoxarifado da SEMSA, isso dia 2 ou 3 se não me engano.
    Realmente concordo que há algo errado.

    ResponderExcluir