segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do índio

Na pessoa desta mãe da etnia kulina, sáudo hoje, no Dia do Índio, a todos os irmãos brasileiros, descendentes dos primeiros a habitar esse pedaço de chão chamado América. A todos nós brasileiros que descendemos dos primeiros habitantes do Brasil, minhas congratulações!

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Texto: www.suapesquisa.com

Foto: Rodrigo Domingues. Aldeia Kulina, Alto Rio Purus

2 comentários:

  1. O tamae da culher dessa India, heimm?? Meu Deus!!! Binchinha deve cumer mais do k nois tudo juntos...

    ResponderExcluir
  2. E sim k a bebezinha dela num mal tbm nao, ne Benene?? as buxexinhas da binchinha chega ta brilhando de tanto passar bem!!!
    Se dentro daquele buchin dela num tiver uns dois crocodilozin de tamanho medio digerindo, Eu espoco pelas costa k nem cigarra!!!
    Nun vem pra ca nao india com essa tua culherzona! a coisa ja ta feia aki em M.U!!!

    ResponderExcluir