terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vestibular 2010 em Manoel Urbano, o primeiro

Depois de 34 anos de emancipação, Manoel Urbano tem pela primeira vez uma prova de vestibular.

Historicamente o primeiro Vestibular de Manoel Urbano aconteceu em 2005, para os professores, do Curso de Formação de Professores onde 20% das vagas foram dispostas à comunidade. Mas esse é totalmente aberto, 100% livre para quem quisesse. Por isso considero o primeiro.

Poucos murbanenses quiseram fazer as provas. Segundo Genivaldo Ferreira dos Santos, um dos coordenadores do vestibular em Manoel Urbano, apenas 56 pessoas se inscreveram. Deve ser porque, houve pouca divulgação desta novidade por aqui, segundo, talvez porque os murbanenses sabem que as provas são aqui, mas os cursos, não!

Mas já há que ser comemorado o evento. Em anos anteriores quem quisesse fazer uma prova de vestibular tinha que se deslocar a Sena Madureira, local mais próximo do concurso. Nesse tempo(novembro), o transporte era de barco, uma grande peleja.

Cabe agora a oferta, pela Universidade, de pelo menos 3 cursos aqui. Pode ser na modalidade do Curso de Formação para os Professores, mas o importante é que tenhamos opções de ensino superior e público aqui.

Em breve tenho fé que veremos isso acontecer por essas bandas. Tenho visto, asfalto colocado onde antes era lama, e uma viagem de 3, 4 horas ou até um dia se transformar num roteiro de uma hora. Uma ponte extraordinária, de quase meio quilômetro, aparecer sobre o Rio Purus, coisa quase "inimaginável" para os murbanenses. Porque alguns cursos universitários e públicos, não haveriam de acontecer?! Precisamos claro de muita luta e de gente(políticos) com disposição e boa vontade em realizar esses sonhos, que aos poucos estão acontecendo. Isso sei que temos...
Oito fiscais e 2 coordenadores, realizaram o Vestibular em Manoel Urbano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário