domingo, 14 de novembro de 2010

Projeto Nossa Floresta, regulariza posse de ribeirinhos do Purus

Na mesa de autoridades Prefeito Chico Mendes, vereadores, secretários, líderes de ongs, associações e sindicato rural, além de representantes do Incra e da SPU no Acre, Glenilson Araújo.


Dezenas de moradores das margens do Rio Purus estiveram neste sábado(13), no Centro de Florestania para receber da Secretaria do Patrimônio da União - SPU, através de sua superintendência no Acre o Termo de Autorização de Uso Sustentável da Terra. O documento entregue aos ribeirinhos do Rio Purus faz parte do Projeto Nossa Floresta, que visa cidadania para a população ribeirinha.

"O projeto visa levar cidadania para a população ribeirinha e o início é a documentação da posse. Com o documento da posse, o morador terá acesso com mais facilidade a benefícios de órgaos como INSS e outros", disse Eliane Siqueira dos Santos, da equipe que trabalhou o cadastramento dos moradores.
"Os ribeirinhos com esse projeto começam a ter identidade. Terão acesso à crédito e outras benfeitorias. Mas não podem vender a terra". Comentou Francisco Barreto da Comissão Pastoral da Terra - CPT, de Manoel Urbano.

"Para SPU é um ganho. No Acre, o Programa tem um ano e até o final deste teremos 1200 cadastrados", falou Glenilson Araújo Figueiredo, da SPU/Acre.

"Pra gente que tá desde que nasceu trabalhando na beira do rio, ganhamos um direito que não tinhamos. Nos igualamos a um assentado do INCRA", comentou Raimundo Veloso Brandão.

Todos os moradores ribeirinhos do Purus, dentro da área de Manoel Urbano, foram cadastrados segundo Nancy Gonçalves de Araújo do Projeto Nossa Floresta.




Na região de Manoel Urbano foram feitos 209 cadastros sendo que no encontro de sábado, apenas 162 Termos foram entregues. Os demais terão que completar o cadastramento.

Veja fotos e mais conteúdo. Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário