domingo, 29 de agosto de 2010

Léo do PT a grande novidade dessa eleição

Com reconhecida trajetória de luta e realizações, apesar da juventude de seus 31 anos de idade, Leonardo de Brito, o Léo do PT, é considerado a grande novidade dessa eleição. Bastaram duas aparições suas na televisão durante o Horário Eleitoral gratuito para que ficasse notória também aos olhos da população acreana sua capacidade de expressão e articulação política que lhe qualificam, entre outras coisas, a representar bem o Acre na Câmara Federal.

Animado com a intensidade das adesões à sua candidatura a deputado federal, Léo do PT disse que se sente preparado para o desafio e cada manifestação de apoio recebida, significa que as pessoas acreditam no projeto da Frente Popular. “Em todos os municípios por onde tenho passado o sentimento é o mesmo de que as pessoas acreditam nesse projeto de renovação na política que nós da Frente Popular estamos realizando. Encaro com muita responsabilidade essa missão que me foi confiada primeiro pelas lideranças do PT e agora também por todos aqueles que declaram seu voto de confiança ao pacto de gerações que estamos promovendo”, disse.

Dentre as lideranças a que Léo do PT se refere está o ex-governador Jorge Viana, candidato ao Senado pela Frente Popular nestas eleições. “O Léo é um dos poucos candidatos que pode trazer o PT no sobrenome porque ele nasceu e tem toda uma vida de militância dedicada ao partido. Além disso, é um jovem comprometido com o desenvolvimento e com o futuro do Acre”, declarou.

Para Tião Viana, candidato ao governo da Frente Popular e uma das mais expressivas lideranças do PT, “o vigor que a candidatura do Léo traz para a disputa faz a diferença, por ser alternativa aos métodos velhos da política”.

O pacto de gerações
Neste contexto, a candidatura de Léo do PT é considerada a revitalização do projeto da Frente Popular. Filho de Lucinda Cunha e Tácio de Brito, ele faz parte de uma família que tem conhecida história de compromisso com o Acre.

“O que nós chamamos de pacto de gerações é a inauguração dessa fase atual que levará o nosso projeto ao futuro com a juventude de hoje, os meninos do PT de hoje, entre os quais eu me enquadro, junto com os meninos do PT de ontem, que fizeram a história de 20 anos da Frente Popular”, explicou Léo do PT.

Um jovem preparado
Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC), especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Léo do PT tem o preparo necessário para qualificar a bancada de deputados do Acre em Brasília.

Sua carreira profissional bem sucedida mostra que Léo do PT não faz da política a sua profissão. Atualmente ele é advogado e professor efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC), além de membro do Conselho Editorial da Fundação Perseu Abramo.

Militância sempre pelas grandes causas sociais
Militante do PT desde a adolescência é filiado desde 1997, participou como estudante secundarista do “Movimento dos Caras-Pintadas”, no Fora Collor, em 1992. Na Universidade, foi fundador do Centro Acadêmico de Direito da UFAC, em 1999, e Coordenador Geral por duas gestões, em um momento em que o Curso de Direito corria o risco de ser fechado pelo MEC. Graças à mobilização dos estudantes, com a gestão de uma equipe liderada pelo Léo, isso não aconteceu.

Foi membro da diretoria do DCE/UFAC. Léo também teve atuação no movimento ambientalista, sendo sócio-fundador da Ong Associação Vertente, que trabalha a temática da preservação da água. Militante e ativista político, Léo participou de vários encontros internacionais, como o Fórum Social Mundial, defendendo grandes causas da sociedade.

Revelação de uma grande liderança política
Léo é presidente (licenciado) eleito e reeleito do Diretório Estadual do PT no Acre. A frente do PT, Léo tem trabalhado lado a lado com grandes lideranças como o governador Binho Marques, ex-governador Jorge Viana, senador Tião Viana, deputados federais, estaduais, prefeitos, dirigentes de partidos, lideranças dos movimentos sociais e lideranças nacionais do PT.

Em 2008, coordenou a grande vitória do PT e da Frente Popular nas eleições municipais. Sob sua gestão, o PT elegeu 12 prefeitos e 52 vereadores, consolidando-se, proporcionalmente, como o maior PT do Brasil. A sua gestão à frente do partido tem como marca o pacto de gerações do PT e da política acreana.

Durante a condução dos processos políticos que coordenou, uma de suas principais características é a capacidade de agregar, através do diálogo feito sempre com sobriedade, equilíbrio e respeito às diferenças.

“Não è fácil dirigir o PT que é o maior partido do Acre e um dos mais respeitados do Brasil. Para mim tem sido uma oportunidade ímpar de constante aprendizado”, avaliou Léo do PT.

“A nossa candidatura nasceu de um desafio que estamos encarando com muita responsabilidade e estou confiante de que estamos no caminho certo, contribuindo para que o Acre, com Jorge, Edvaldo e Tião e o Brasil, com Dilma presidente, continuem avançando”, finalizou.

Experiente na gestão pública e conhece o Acre
Léo do PT está acostumado a dar conta de desafios que exigem, sobretudo, muita responsabilidade. Em 2003, no segundo mandato do governador Jorge Viana, assumiu, com apenas 23 anos, o cargo de Secretário de Estado, na Secretaria Extraordinária da Juventude (SEJA) realizando a implementação de programas importantes, principalmente na área da formação e conscientização da juventude.

Nesse período, fundou e foi eleito o primeiro presidente do Conselho Estadual da Juventude e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude. Com o Léo, o Governo do Estado consolidou as políticas públicas de juventude.

Com essa experiência, seu mandato será pautado pela proposição de ações e políticas públicas compatíveis com as necessidades do Acre e de sua gente.

De: www.jornalatribuna.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário