segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Em busca da Caravana da cidadania

Acampamento dos moradores das aldeias do Alto Purus às margens do Rio, em frente a cidade.


Centenas de moradores das comunidades indígenas da região do Purus, estão acampados na praia, em frente à cidade desde sábado(7). Os indígenas vieram em busca da 6ª Caravana da Cidadania, que atende nesta segunda e terça-feira em Manoel Urbano.

Segundo Clodomiro Neves, integrante da Caravana da Cidadania, a mesma compôe-se de 3 programas: Projeto Cidadão, Programa Nacional de documentação do trabalhador e trabalhadora rural e Programa de Erradicação subregistro civil de Nascimento.

"A Caravana tem o objetivo de promover a cidadania documentando as pessoas", disse Clodomiro Neves.

A Caravana da Cidadania é realizada na Escola Estadual Professora Nazira Anute de Lima e dentre outras coisas está oferecendo os seguintes trabalhos: expedição de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, serviços de aposentadoria e seguridade social, defensoria pública, casamentos, certidão de nascimento, divulgação de urna eletrônica e serviços de saúde.
Centenas de moradores das aldeias acampam nas duas direções da praia.


A realização da Caravana da Cidadania é do Tribunal de Justiça do Acre, Ministério de Desenvolvimento Agrário - INCRA, Sec. de Justiça e Direitos Humanos, Sec. de Estado de Polícia Civil e conta com as parcerias da Delegacia Regional do Trabalho, INSS, CAIXA Econômica Federal, FUNAI, Ministério do Trabalho, STRs, Prefeituras, Defensoria Pública e Sec. de Estado de Educação.

Assim como os povos indígenas, muitas pessoas lotam os corredores da Escola a procura de documentos, principalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário