sábado, 2 de abril de 2011

Estrada da Manga: outra História

Estrada da Manga, Km 3, em frente a propriedade do Dalto Araújo.
Eu que vos escrevo e meu cachorro Jack,
a procura dos melhores lugares para passar pela estrada coberta de lama e maliça nas laterais.

Não existia ainda o Balneário Sabor da Terra. Foto: Benenê, álbum pessoal, Março de 2003.



Não faz muito tempo em que as caminhadas até a colônia de meu pai - 3 quilômetros na Estrada da Manga - eram "sacrificosas", nos períodos de inverno, pela lama e maliça que crescia nas laterais da estrada(foto acima). No fim do inverno, a situação estava mais difícil, apenas um estreito varadouro entre as maliças, era o que se tinha para caminhar, em meio à lama na qual descia-se as pernas até os joelhos, em alguns lugares.

A situação se estendia por todo o percurso da Estrada da Manga, que dá acesso da BR 364 a Manoel Urbano e na própria BR. Num caso de doença grave, quando tratava-se de um morador de seringal, o doente era retirado pela boa ação de voluntários que o transportava em redes. Os bois de carga muito sofriam. Alguns, carregados de mercadorias, de produção agrícola ou borracha, chegavam a ser sacrificados quando caíam nos atoleiros ou quando quebravam pernas nas travessias das velhas pontes lisas e enlamaçadas.

A pavimentação, tanto da Estrada da Manga quanto da BR 364, já mudou fortemente a vida do murbanense, principalmente dos que moram ás margens da estrada ou em suas adjacências. Por não prender-me aos limites que temos, mas valorizar as conquistas alcançadas nos últimos anos é que faço essa comparação de duas realidades murbanenses.

Estrada da Manga, Km 3, próximo ao Balneário Sabor da Terra. Foto: Abril de 2011.

Um comentário:

  1. Hi ............já andei muito com meus cambitos por ai rsrsrs acho que aprendi andar nesta estrada
    pois vivi neste trecho ate os sete ano depois seu milton foi mora na cidade e fui estudar na escola Antônia mendes. nossa lembro ate o nome da escola rsrs e isso ai amigo enquanto o tempo não deixa eu ir ai vou matando as saudades pelo seu blog abraços mirica

    ResponderExcluir