sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-Feira Santa

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É o dia em que os cristãos lembram o julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento de Jesus Cristo.
Foi na sexta-feira da paixão que Jesus Cristo percorreu a Via Sacra que também é conhecida por muitos como Via Dolorosa. Ele carregou sua cruz até o Gólgota(lugar da caveira), onde foi crucificado.

Depois de morto, seu corpo é descido da cruz e sepultado em uma gruta lacrada por uma grande pedra. A morte de Jesus é qualificada como Paixão, para os cristãos, um ato de amor e de entrega. O silêncio, o jejum com base na abstinência de carne e a oração marcam este dia.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

"Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Sua grande misericórdia nos regenerou pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, que não pode contaminar-se, e inarcessível, reservada nos céus para vós, a quem o poder de Deus guarda pela fé para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos"(1 Pedro 1, 3)

Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor!



Fonte: brasilviagemfantástica.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário