terça-feira, 12 de abril de 2011

Economia: Acre pode exportar bambu para a China

A viagem da presidente Dilma Rousseff à China pode favorecer o pequeno Estado do Acre. É que consta da agenda presidencial uma exigência de que o Brasil exporte bambu para aquele país continental e asiático. Os desdobramentos da agenda de Dilma serão relatadas ainda esta semana.


Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a exportação de bambu já vem sendo tratada desde o ano passado quando um grupo de empresários locais foi à China participar de uma feira industrial, a mesma, aliás, que agora motivou a viagem de Dilma.


“O Acre tem todas estas condições e a presidente Dilma está informada, por exemplo, que fica espalhada por todo o território acreano a maior reserva mundial de bambu. E isso garante a demanda dos chineses”, diz o presidente da Fieac.


O deputado Tchê, que também esteve visitando a China, vê na possibilidade de exportação do produto a criação de uma nova alternativa para a economia do Acre, que está prestes a implantar a sua primeira zona de exportação, a chamada ZPE.


“Quando estive na China percebi que o produto lá é usado em larga escala. Os chineses usam o bambu para praticamente tudo. Para onde a gente tem alguma coisa que é produzida com bambu. Isso é tradicional”, lembra o deputado.


Os empresários acreanos que estão dispostos a investir apenas esperam o resultado da viagem da presidente Dilma Rousseff. E eles contam com um apoio fundamental, que é o do governador Tião Viana, um entusiasta da ideia.


“O processo de industrialização do Acre é uma consequência desses anos em que a Frente Popular vem montando a infraestrutura necessária para concretizar esse sonho. E nesse processo de exportação, a China é fundamental”, disse o governador, que também visitou a China e participou, juntamente com os empresários, da feira que agora atraiu a presidente Dilma Rousseff.

jornalatribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário