sábado, 9 de abril de 2011

Líbia: Otan ataca depósito de armas usadas contra civis por forças de Kadhafi

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou na noite deste sábado (9) que nas últimas 24 horas vinha bombardeando os depósitos de munição e armas pesadas das forças leais ao dirigente líbio Muammar Kadhafi.


A aviação da Aliança Atlântica investiu a leste de Trípoli contra arsenais usados para reabastecimento e o bombardeio de civis na cidade de Misrata, informou o quartel-general da Aliança para operações na Líbia, instalado em Roma.


Misrata, uma cidade de 500 mil habitantes, fica 200 quilômetros a leste da capital líbia, Trípoli.


Em comunicado, o general Charles Bouchard, comandante das operações, acrescentou que a Otan também "destruiu um número importante" de tanques que eram usados "em ataques indiscriminados a Misrata".


"As forças do regime (Kadhafi) devem compreender que, se continuarem (...) a seguir suas ordens de atacar sua própria população, serão tomadas como alvo", afirmou o general, fazendo referência à resolução 1973 da ONU relacionada à proteção da população civil.


Segundo Bouchard, esta missão vem tornando mais e mais difícil a tática das forças do coronel Kadhafi de usar mulheres e crianças como escudos humanos.


"Observamos exemplos horríveis, com as forças do regime colocando deliberadamente seus sistemas de armamento perto de civis, em suas casas e até nos locais de culto", afirmou.


"Depois constatamos que eram escondidos atrás de mulheres e crianças, um gênero de comportamento que viola os princípios das leis internacionais e que não será tolerado", declarou o general Bouchard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário