terça-feira, 17 de novembro de 2009

Acre completa 106 anos de anexação ao Brasil

Depois de todas as lutas entre brasileiros acreanos e bolivianos pelas terras acreanas, as negociações, entre os legatários bolivianos e os brasileiros, iniciadas em julho de 1903, enceraram-se quatro meses depois com a assinatura solene do Tratado de Petrópolis no dia 17 de novembro de 1903.
No tratado, acordou-se então que o Brasil indenizaria a Bolívia com 2 milhões de libras esterlinas em troca de um território que incorporaria não somente o Acre inferior (142.000 km²), como o Acre superior (48.000 km²), rico em florestas e reservas de seringais. O Brasil, por igual, comprometeu-se a entregar em permuta certas áreas da fronteira do Mato Grosso que, no total, perfaziam 3.164 km, bem como dar início a construção da estrada-de-ferro Madeira-Mamoré, numa extensão de 400 km, para permitir uma saída da Bolívia para o oceano Atlântico (promessa feita a primeira vez em 1867).
E o Acre a partir de então oficialmente se tornou brasileiro.
Em Manoel Urbano, o feriado Estadual de 17 de novembro, foi feito ontem(16), mas sem solenidade. Hoje, pouca gente lembrou da data. As escolas, os órgãos públicos, funcionaram normalmente.
(fonte do texto: educaterra.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário