quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vereadores criam CPI das Licitações


A mesa diretora da Camara Municipal de Manoel Urbano, realizou nesta quarta feira, 24, Sessão Extraordinária para votar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquerito - CPI, para apurar denúncias de corrupção em processos licitatórios e outros pagamentos da Prefeitura Municipal.

A criação da CPI das Licitações, foi motivada pela entrega pelo ex-secretário de finanças da Prefeitura Jansen Negreiro de Almeida, filho do Prefeito Manoel Almeida, de documetos que segundo os vereadores, são denúncias de pagamentos de obras acima do valor dispensado pela Lei das Licitações, pagas pelo Prefeito e seus secretários, além de outros serviços pagos irregularmente, que se caracterizam como corrupção.


Com oito vereadores presentes, o requerimento teve aprovação unânime. A resolução 002/2009, do Poder Legislativo Municipal, além de investigar as denuncias apresentadas em documentos por Jansen Almeida, pretende também, investigar toda a administração do Prefeito Manoel Almeida, ou seja, desde janeiro de 2005 a 2009.

Mais especificamente a CPI, irá investigar os processos de compras, aquisição de equipamentos e material permanente, contratação de mão-de-obra, serviços e obras, com ou sem licitação, dotações orçamentárias, programas,projetos, nas diversas fontes de recursos e em todas as áreas das Administrações atual e passada, do prefeito Manoel Almeida.

Segundo a Presidenta da Camara Municipal vereadora Severina Selma da Costa Araújo - PT,(foto ao lado), construções suspeitas de processo licitatório irregular começaram desde o mandato passado da adminstração de Manoel Almeida, como os dois postos de saúde que foram construídos na gestão do Secretário de Saúde e filho do Prefeito, Hermerson Negreiro de Almeida.

Selma, ainda afirma que de todos os processos suspeitos entregues por Jansen Almeida, mais de 50% são assinados por seu pai, o Prefeito, e acrescenta que "todas as secretarias serão investigadas minuciosamente, doa a quem doer".

Perguntada sobre possível cassação do mandado do Prefeito Manoel Almeida, a Presidenta da Casa Legislativa afirma que "se for comprovado irregularidades insanáveis no relatório e passar por minhas mãos, não penso duas vezes, cassamos!".

Charles Brandão - PT, vice-presidente da mesa diretora, afirma que "há pressa em apurar os fatos", e acrescenta, "queremos dar respostas a sociedade murbanense e não vamos nos omitir diante de tantas acusações de irregularidades".

Segundo vereador Charles(foto ao lado), a Câmara está articulando assessoramento da Camara Municipal de Rio Branco e da Assembleia Legislativa com seus assessores jurídicos.

A composição da Comissão já discute sua presidencia que ao que tudo indica ficará com o vereador da base do prefeito Raimundo Toscano - PP e relatoria com o PT, ainda a definir cargos. Os cargos serão distribuidos entre o PT, PP,DEM e PSOL. A CPI tem prazo de 120 dias e tem data marcada para sua instação na próxima terça feira.

Os vereadores de Manoel Urbano possuem um grande desafio pela frente, conduzir uma CPI, a primeira da História desse municipio. Devem tomar muito cuidado para terem boa acessoria e acompanhamento técnico para não incorrerem em erros que possam os levar ao descrédito popular, ou que faça terminar em pizza ou em impunidade dos que cometeram crime.

Populares afirmam que vão acompanhar de perto o desenrolar dessa CPI.
E como diz o ditado popular "Onde há fumaça, há fogo"!

5 comentários:

  1. até que enfim a câmara vai fazer o seu papel, mas deixar o lider do prefeito na presidéncia da CPI... é preparar o molho da pizza.

    ResponderExcluir
  2. Isso deve ser feito e os membros do legislativo Murbanense não devem ter nenhum tipo de receio por ser a primeira vez que estarão investigando um caso de possível corrupção. Vocês estão sendo os precursores de ações que deveriam ter sido feitas há algum tempo. Busquem assessorias e sigam emfrente. Manuel Urbano merece o respeito que desde sua criação não lhe é dado. Com isso a população terá em si própria o crédito de ainda acreditar nos políticos daí. A criação de um CPI, todos sabem que é algo sério e tem que ser tratado pensando na sociedade. O uso de uma mão-de-ferro, caso haja crime, é impressindível.

    ResponderExcluir
  3. Por que a vereadora não cita o primo, e o vice prefeito, nossa essa familia é mesmo honesta!
    Inclusive se serve de sugestão invesive se serve tambem a reforma da camara vereadora.
    No mandato do primo.

    ResponderExcluir
  4. Oi. Bem sai da administração em julho de 2007, e nao construi postos de saude, e sim um centro de saúde (Inacio Ribeiro), que foi a firma do Sr. Sebastíão Pereira Lima, que ganhou a licitação (houve sim processo licitatorio) Gostaria muito de ter meu direito de resposta, e informa melhor a vereadora dos fatos, pois ela anda trabalhando muito, CAMARA (presidencia) Laboratorio (UMSMU) e ainda tem tempo para plantões na enfermagem (UMSMU), UFA... Tenha cuidado com as palavras vereadora, por tras de mim tem uma familia e uma historia profissional conquistada com muito suor. Seu cargo não é qualquer cargo ou você nao percebeu. Aguardo meu direito de resposta e como sei que o dententor desse blog gosta de imparcialidade, tenho documentos que comprovam o que falo, e gostaria de falar sobre minha passagem na SEMSA.. Aguardo um abraço a todos, inclusive aos vereadores no qual acredito na imparcialidade na apuração dos fatos. E não levar para o lado pessoal como alguns ou um esta fazendo.

    ResponderExcluir
  5. Essa camara so tem barulho açao nada, infelismente tá e o exemplo do abandono no municipio..........

    ResponderExcluir