quarta-feira, 24 de junho de 2009

Suspeita de gripe suína em Rio Branco

Duas pacientes com os sintomas da gripe suína estão sendo monitoradas em casa pela Vigilância Estadual e Municipal em Rio Branco.

Ambas deram entrada no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) na noite de terça-feira, 23. Elas são brasileiras, mas estavam em território boliviano nos últimos dias.

O médico Guilherme Augusto Pulici, gerente de Assistência à Saúde do Huerb, confirmou a entrada das duas na unidade e disse que uma paciente possui 27 anos de idade e a outra 38 anos. Um outro caso suspeito foi descartado na manhã de ontem.“Elas estão apresentando todos os sintomas. Dor de cabeça, muscular e articular, além de febre alta e cansaço.

Um caso suspeito que deu entrada na semana passada foi descartado por meio de exames nesta quarta-feira”, disse Guilherme Pulici.A paciente de 38 anos desembarcou em Cobija, na Bolívia, no sábado, dia 20. Ela veio de Santa Cruz de La Sierra, onde estuda medicina. Chegou ao Acre somente na tarde segunda-feira, dia 22, e começou a apresentar os sintomas na terça-feira, dia 23.

Já a outra de 27 anos participou de uma excursão evangélica para a cidade de Cobija no último final de semana. Ela ficou hospedada no Hotel Açaí. Cobija fica na fronteira com o município de Brasiléia, distante a 240 quilômetros da capital.Guilherme Pulici afirmou que foram realizadas exames de secreção nasofaringea(saliva) nas duas pacientes e enviados ao laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado está previsto para ser divulgado na sexta-feira, dia 26.

De: Ana Paula Batalha - http://www.jornalatribuna.com.br/
(As imagens não fazem parte da matéria do jornal)
Claro que não há motivo para pânico,mas tendo em vista que há suspeitas da doença, altamente contagiosa, em Rio Branco é o caso das autoridades por aqui já tomarem algumas providências sanitárias e educacionais para a prevenção.
Como diz o famoso escritor Maquiavel, "O governante prudente, deve precaver-se das desordens futuras e tentar remediá-las".(Maquiavelli, 1469/1527)

Nenhum comentário:

Postar um comentário