terça-feira, 19 de maio de 2009

Primeira Lan House em Manoel Urbano é possível graças à ADSL, soma-se a inciativas dos governos em trabalharem programas de inclusão digital.

O primeiro empreendimento no ramo da informática em Manoel Urbano é do professor Mauro Sérgio que inaugura o tempo da era digital na cidade, instalando uma Lan House. Alunos, professores e comunidade gostaram da iniciativa pois esta permite o acesso a internet e à sites de pesquisa.


Esse empreendimento é sustentável graças a rede ADSL da Brasil Telecom instalada semana passada que dá segurança à rede ou ao sinal via fibra ótica.

O professor Mauro Sério, foi o primeiro a ter a inciativa de instalar uma Lan, mas há aproximadamente três anos o murbanense Adonai Nunes de menos de 20 anos, instalou um sistema de internet via satélite na cidade e mantém até hoje. Ultimamente, tenta melhorar o sinal para competir com a internet a cabo. A diferença de preço entre ambas é válida na hora da instalação e o sinal também.



Os governos federal e local trabalham a inclusão digital aos murbanenses. Ano passado, 2008, o Governo Federal instalou na sala do CRAS, prédio da Escola D. Próspero Bernard, uma sala de informática. Neste ano, 2009, a prefeitura municipal está prestes a inaugurar outra sala de informática. Essas iniciativas, somadas ao Telecentro, no núcleo da Secretaria de Educação do Estado, possibilita o acesso ao mundo através da Internet.

Essas ações permitem aos poucos a inclusão digital, pena que ainda haja desperdícios com dinheiro público que impedem um processo mais acelerado neste propósito, como o centro de informática da Escola Estadual Nazira Anute de Lima, onde existem 20 computadores obsoletos, que funcionaram pouco tempo e estão inutilizáveis. Estão esquecidos numa sala da Escola.





Sala de Informática da Escola Estadual Nazira Anute. Computadores sem utilidade e alunos sem aulas de informática.

Um comentário:

  1. amei esse blog,parabens...fiquei maravilhada com o progresso na minha cidade,amo esse lugar,e espero muito em brave estar retornando.um abraço a todos.

    ResponderExcluir