domingo, 31 de maio de 2009

Gestores na mira da Lei eleitoral

Vários prefeitos respondem a processo na Justiça Eleitoral do Acre por compra de votos.
Um desses prefeitos, Vilseu Ferreira (PP), de Acrelândia, teve o mandato cassado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Acre e recorreu da decisão em Brasília, mas especialistas na área dizem que a situação é delicada. As chances de Vilseu reassumir o mandato são remotas, por causa das provas contra ele nos autos do processo, inclusive por causa da prisão de um dos seus coordenadores de campanha com dinheiro às vésperas da eleição.
Outros prefeitos estão na mira da justiça eleitoral. A situação mais delicada é a do prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PR). Ele responde processo por apreensão de material durante a campanha e seu vice teria pago o aluguel de um escritório político de campanha com dinheiro da Câmara.
Respondem a processo na justiça eleitoral por suspeita de compra de votos e podem perder o mandato no Acre, além de Areal e Paulinho Almeida, o prefeito de Epitaciolândia, José Ronaldo (PSB), o prefeito de Manoel Urbano, Manoel Almeida (PP) e o prefeito de Santa Rosa do Purus, José Brasil (PT).
Número de prefeitos cassados cresce 52% em 2008, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e divulgada no início do mês pelo jornal Folha de São Paulo mostra que o número de prefeitos cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa nas eleições de 2008 cresceu 52,56% em relação as últimas eleições, em 2004. De acordo com o levantamento, 357 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país foram cassados após serem eleitos no ano passado.
Segundo a Folha, a pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de março de 2009 e abrangeu 2.503 zonas eleitorais, o que corresponde a 83,74% do total do país.
De: Charlene Carvalho.Reportagem completa em: http://www.pagina20.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário