quinta-feira, 5 de maio de 2011

JORGE VIANA COORDENA COMISSÃO QUE AVALIA DEFESA CIVIL

Senador acreano tem 90 dias para reformular a Defesa Civil no Brasil

O senador Jorge Viana (PT-AC) foi aclamado nesta quarta-feira, 4, presidente da Comissão Temporária de Defesa Civil. A comissão foi idéia do próprio senador e tem a missão de avaliar e reestruturar o Sistema Nacional de Defesa Civil. A comissão terá 90 dias para apresentar relatório com as propostas de mudança no sistema.


“Nosso trabalho será objetivo, com ações práticas. Vamos entrar no problema, avaliar e reestruturar a defesa civil”, disse Jorge Viana. Ele quer a criação de uma Força Nacional de Defesa Civil, com pessoal altamente qualificado para atuar em todo o país. “O problema só muda de endereço: é chuva na Amazônia, seca ou cheia no nordeste, desmoronamento no Rio, incêndios florestais. Precisamos de um grupo de elite para chegar rápido, onde quer que apareçam os problemas”, explicou o senador. E justificou: “Não adianta colocar pessoal qualificado em todos os lugares porque os problemas não são definitivos, são temporários.”


O senador acreano acha que existem grandes profissionais no Brasil, mas que o sistema de Defesa Civil ainda é de baixa responsabilidade, agindo sempre depois das tragédias. “Vários países são referência de defesa civil. Ao lado, o Chile. Temos ainda a Espanha, o Japão, enfim, existem excelentes referências, podemos aprender muito”, declarou.

Jorge Viana resume o desafio: “O Brasil precisa parar de contar os mortos. A Força Nacional de Defesa Civil terá capacidade de prevenção, ação e socorro, com orçamento e pessoal qualificado. Com profissionalismo, é possível evitar muitas mortes.” O senador afirmou também que vai cumprir à risca o prazo de 90 dias para fechar a proposta. Na próxima semana, ele deverá apresentar o plano de trabalho e partir para ação. “Os problemas não esperam”, explicou.


O relator da Comissão Temporária de Defesa Civil é o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, ficou como vice-presidente. (Assessoria)

Foto: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário