quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conflito rural: agricultores de PAs têm casas queimadas

Agricultores tiveram casas incendiadas.


Dois moradores da zona rural de Manoel Urbano tiveram suas casas incendiadas neste mês de Maio. O crime, segundo notícias crimes registradas na Delegacia Geral de Polícia Civil de Manoel Urbano entre os dias 3 e 9 de Maio, ocorreram em virtude de conflitos agrários.

Nos boletins de ocorrências, os agricultores Zaqueu Felix Herculano Pereira, de 38 anos(NC 132/2011 DGPMU), e Laudemir Nascimento, de 30 anos(NC 146/2011 DGPMU), que moram entre o Km 42 e 52 da BR 364, sentido Manoel Urbano/Feijó e que tiveram suas moradias incendiadas representam contra Adriano José dos Santos, gerente da Fazenda Agropecuária São Paulo Amazônia S/A e o apontam como principal suspeito do crime.

Adriano José dos Santos não possui apenas estas acusações. No dia 3 de Maio, Antonio Joel Nascimento da Silva, morador do Km 52, registrou notícia crime(133/2011DGPMU), contra o gerente da Fazenda por ameaças. Segundo Antonio Joel, Adriano José pediu que um dos peões que trabalha na fazenda que administra, informasse que o mesmo(Antonio Joel), retirasse sua família de casa, pois a mesma seria incendiada.

Em todos os casos, os noticiantes citam que o gerente da fazenda Agropecuária São Paulo Amazônia S/A, não reconhece documento de regularização de terras expedido pelo INCRA através do Programa Terra Legal.

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano Francisca Eudócia, disse já ter informado do problema aos responsáveis do Terra Legal e aguarda uma vinda de representantes do setor ao Municipio. O problema agrário, primeiro dessa magnitude, no Município, merece olhar especial.


Nada sobrou após os incêndios.



Temos aí um problema grave que as autoridades devem resolver o mais rápido que puderem para que não se agrave ainda mais.



Fotos: STR-MU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário