domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uma cena: inúmeras possibilidades de leitura

Por acaso me vi atrás do veículo do Hospital. O mesmo com algumas pessoas e uma taboca, com a ponta sobrando pela carroceria. Rapidamente notei que havia uma rede atada à mesma. Como sou da região logo, deduzi que tratava-se de um doente que tivera sito transportado por pessoas. Segui-a até o Hospital para ver de quem se tratava, afinal de contas, em Manoel Urbano, conhecemos quase todo mundo. Chegando lá, obtive a explicação do pai do jovem: "Uma dor de estômago muito forte deu nele, aí trouxemos ele".
O rapaz é um agricultor conhecido e com fama de trabalhador. Mora no ramal Pedro Machado. Pra lá, a lama dá no meio da canela e em alguns lugares mais acima. Não tem jeito, se alguém adoecer, os vizinhos de bom coração, devem trazê-lo na rede em adjunto. Está aí, a primeira lição, o amor ao próximo, fruto da fé e da verdadeira humanindade.
Para falar sobre ramais conservados, teoria dos Projetos de Assentamentos Agrícolas, supostas responsabilidades dos "poderes", inclusive o daqui, deixo para os profissionais, como disse, são inúmeras as possibilidades de leitura da imagem e da realidade.
A propósito, o jovem trabalhador já foi medicado e tem melhoras e o carro da Unidade Mista de Saúde, o transportou da entrada da cidade à sua sede.

2 comentários:

  1. Parabéns pela sensibilidade, Benenê. As postagens do SAMU e do "Morumbi" demonstram seu ativismo político e encantam teus seguidores.
    Somos acreanos e por isso entendemos nossa região. Aqui não há miséria, há sim, dificuldades, que os maus políticos aproveitam para explorar durante as campanhas eleitorais e continuar reproduzindo quando se tornam vencedores.
    Deus te ilumine e boas fotos e postagens.
    Franciney

    ResponderExcluir
  2. Louvável o gesto dos vizinhos, sobretudo nos dias de hoje com tanto individualismo, mas deveria ser disponibilizada uma ambulância mais adequada para atender ao pessoal dessa localidade com conforto e segurança.

    ResponderExcluir