Com a presença de lideranças de Manoel Urbano, Sena Madureira e Rio Branco, Binho Marques batizou a ponte do Rio Purus com o nome de Liberdade em homenagem ao fim do isolamento.
O governador Binho Marques a batizou de Ponte da Liberdade, uma alusão a um dos discursos que fez há quatro anos, na assinatura da ordem de serviço para asfaltamento do trecho de Feijó a Sena Madureira, ato ocorrido em Cruzeiro do Sul. Binho falou que a rodovia poderia ser chamada de ´estrada da liberdade´ devido a sua importância na integração do Acre. A ponte sobre o Purus, no momento em que está liberada ao uso público e as excelentes condições do trecho de Sena Madureira até Manoel Urbano, faz uma via lúdica e ao mesmo tempo real de libertação.
A BR 364 e suas pontes que intercalam seu curso, é um sonho do que começou a ser realizado em 1971, quando a BR 29, depois chamada BR 364 começou a ser aberta pelos 5º e 7º Batalhões de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. As pontes não estavam previstas no projeto original e Binho Marques deu início a um processo de convencimento que, apesar da resistência dos técnicos nos Ministérios em Brasília, contou com o apoio decisivo do Presidente Lula. Amigo do Acre, Lula fez a seguinte observação sobre a necessidade de pontes de qualidade na BR 364: “Uma estrada sem pontes é como uma perna sem joelho”. Com Lula e o compromisso de Binho com a integração do Estado, perto de um bilhão de reais foram investidos na BR nos últimos quatro anos.
Binho visitou a ponte do Purus nesta quinta-feira, 23, liderando uma caravana de secretários de Estado, autoridades civis e miltares, deputados estaduais da atual e da próxima legislatura e também do senador recém-empossado, Aníbal Diniz. A visita marcou a ligação definitiva de Rio Branco-Sena Madureira e Manoel Urbano. Nos próximos 45 dias serão feitos os serviços remanescentes nesta ponte, conforme informou Marcos Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), ao lembrar os desafios para tocar a obra: um barco afundado havia décadas impedia a implantação de uma pilastra e a cabeceira do rio na margem sentido Sena Madureira não oferecia condição de fazer aterro menor que 12 metros de altura, mas os engenheiros encontraram uma solução e o aterro é de 6,5 metros.
O governador Binho Marques estava especialmente feliz por ter percorrido em ônibus o trecho de Rio Branco à ponte do Purus, confirmando que a estrada realmente oferece todas as condições de tráfego, assim como a ponte, mesmo não estando completamente pronta, pode ser liberada para passagem de veículos. Binho falou da compreensão que hoje da BR 364 e o quanto ela é vital para o desenvolvimento do Acre: “Não existe mais contradição entre a obra da BR 364 e o nosso projeto de desenvolvimento sustentável”.
Integração cultural, econômica e social entre os vales do Acre, Iaco e Purus
Todos têm uma opinião acerca da interligação entre os vales do Acre, Iaco e Purus proporcionado pelo asfaltamento da BR 364 de Rio Branco a Manoel Urbano. Autoridades e antigos ou novos moradores da região do Purus e Iaco afirmam que as mudanças são grandes e que esperam impactos positivos com a rodovia. Até pouco tempo, Manoel Urbano só tinha acesso por avião durante o período de chuvas. Agora, os trechos que não estão asfaltados –e são só pouco mais de oito quilômetros –estão com toda a condição para dar tráfego o ano inteiro mesmo diante o mais rigoroso inverno.
BR 364: 16 lotes de obras em execução, divididos em três grandes frentes de serviço
Não fosse o rigor do inverno de 2009, a BR 364 seria entregue ao povo do Acre completamente asfaltada este ano. No entanto, ficam faltando cerca de 80 quilômetros para completar o trecho de tráfego o ano inteiro a partir de 2011. Saiba dos detalhes dessa que é uma das desafiadoras obras da engenharia moderna:
a) Construção de 224 kms de Sena Madureira a Feijó
b) Restauração de 89 kms no trecho Tarauacá ao KM 15,5 e Rio Liberdade – Rio Juruá
c) Construção de Pontes sobre os rios Purus (477 metros), Diabinho (80 m), Envira (300 m) e Juruá (550 m) e mais 21,5 de acessos (anéis viários em Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá) -3.000 trabalhadores envolvidos diretamente -1.450 máquinas e equipamentos mobilizados -R4 milhões de investimentos no Governo Binho Marques
Trecho Sena Madureira-Manoel Urbano
Lote 1 (36,9 km): 100% de asfalto concluído - R,31 milhões
Lote 2 (33,4 km): 25km em TSD (tratamento superficial simples) e 8,4 km em sub-leito com imprimação – R,98 milhões
Lote 3 – Acesso a Manoel Urbano (14,7 km): 100% de TSD - R,23 milhões
Ponte sobre o Rio Purus
Valor: R,37 milhões
Extensão: 477 metros
Vão central: 100 metros
Largura: 12,8 metros
Volume de aço usado na obra: 1.591.312 quilos
Volume de concreto: 8.132,73 metros cúbicos
Fundação: 1.408,5 metros de estacas
Cimento: 65.000 sacas de 50 kg
Matéria e foto: oriobranco.net
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