domingo, 31 de julho de 2011

Moradores comemoram primeiros metros de ruas pavimentadas na cidade

O Programa Ruas do Povo, transformou Manoel Urbano num canteiro de obras. Em todos os bairros da cidade o DEPASA mantém trabalhos de base para instalação do pavimento em tijolos. As fotos aqui, são da Rua Walter Magalhães, mas traremos o registro nos proximos dias dos trabalhos nas demais ruas da cidade que estão recebendo pavimento.
Ainda com a parceria do Governo do Estado através de convênio, a Prefeitura executa a pavimentação da Rua Walter Magalhães, no Bairro São Francisco. O que antes era uma rua projetada e um estreito varadouro por onde os moradores transitavam, hoje os primeiros metros de Rua Calçada.
Na hora da vistoria, Prefeito Chico Mendes, também mostra que sabe fazer, botando a mão na massa.



A alegria e contentamento dos moradores é visível no olhar de satisfação e no depoimento que dão.




Agora temos uma rua!
No último inverno tínhamos dificuldades em ir à Escola, à Igreja.
Vamos ter outra vida!



Estér Samile
Estudante





O que vemos aqui é uma prosperidade.
A população aguardava há muito tempo e muitos já não acreditavam.
Vivemos uma nova história e bom é saber que toda Manoel Urbano está melhorando.



Tiago Patrício
morador do Bairro





Em dias de chuva, tínhamos que pensar, se saímos de casa ou não. Agora a coisa mudou! Fui a primeira moradora dessa rua que na época do Sr. Arlindo, se chamava Mochôto. Quando chovia, tinhamos que passar por dentro do quintal dos vizinhos... pensei que meus olhos não veria o que vejo hoje. Quero parabenizar o Prefeito Chico Mendes, sua equipe e o Governo do Estado por esse benefício tão grande que nos chega.


Neima Brandão
moradora







Muito bom saber que nossos filhos não terão mais dificuldades em ir pra escola no inverno. De tanto abandono, não acreditava que sairia. A nova administração nos trouxe um presente! Só temos a agradecer.


Jericó Silva,
morador



Veja mais fotos dos trabalhos de pavimentação de ruas. Clique aqui.




Aconteceu no fim semana

Organizado por André Narcísio, presidente da Associação dos Desportistas de Manoel Urbano, a comunidade esportista realizou neste fim de semana o Projeto Esporte Integração.

O Projeto Esporte Integração é financiado pelo Governo do Estado, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com as parcerias do Governo Municipal e esportistas locais.


Integração: Asfalto chega à Ponte do Purus

Um grande passo e uma felicidade pra nós murbanenses que há tempos vivíamos no isolamento, o asfalto chega á Ponte do Purus!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nossos parabéns!

O Purus On Line felicita o aniversariante do dia, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos do Município, Carlos Antonio Souza Aguiar. Carlos Antonio vem sendo conhecido na cidade por sua grande força de vontade, perseverança e disposição no cuidado com a cidade, trabalho reconhecido pelos murbanenses.

Muitas felicidades e sucesso na vida desse murbanense tão valoroso.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Foto imagens

Arte na Escola: O artista murbanense Robson Fernandes, e sua marca na parede da Escola Estadual Nazira Anute, por ocasião de uma Feira de Ciências no primeiro semestre de 2011.

Foto desta terça-feira, 26. Visão do pôr-do-sol. No trevo de entrada da cidade.


Nas ondas da Oásis FM: Tempo de Avivamento

Todas as noites, das 21:00 hs às 22:00hs temos nas ondas da Oásis FM 87.9, o programa Tempo de Avivamento. Com muita interatividade, o programa Tempo de Avivamento é conduzido pelo Pr. Rubens Martins Pereira da Igreja Quadrangular.

Pr. Rubens Martins pastoreia na Igreja Quadrangular de Manoel Urbano há 2 anos.



Nos caminhos da BR 364

Tráfego intenso pela BR 364. Veículos de todos os tamanhos e modelos circulam pela BR 364 nesse período de verão que é considerado abençoado por facilitar o ir e vir dos acreanos de um canto a outro do Estado com os mais diversos objetivos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festa: Prefeitura inaugura escola rural Manoel Pedro de Freitas

Num tom de festividade foi iniciada neste domingo, 24, a solenidade de inauguração da Escola Municipal Manoel Pedro de Freitas na Comunidade São Sebastião, km 34 da BR 364 no sentido Feijó.

A escola rural, que tem sala de aula, cozinha, banheiros e dispensa, é financiada com recursos do ProAcre e recursos próprios da Prefeitura Municipal de Manoel Urbano e atenderá em média 110 alunos daquela região. As aulas aconteciam na sala da casa da Professora Luzia Marques.

Segundo a Professora Maria do Carmo Castro, coordenadora do Ensino Rural do Município, a Escola Manoel Pedro de Freitas, funcionará manhã, tarde e noite e atenderá o Ensino Infantil, o Asas da Florestania e a Educação de Jovens e Adultos - EJA. "Minha felicidade é ver a empolgação dos adultos que pela primeira vez terão oportunidade de estudar", disse Maria do Carmo ao falar da turma de EJA que a partir desta semana começam a frequentar aulas na escola.

"Hoje sanamos o nosso déficit com a Comunidade São Sebastião que há muito reivindicava uma escola, mas só agora, nessa administração é que podemos realizar esse sonho tão antigo", disse o Prefeito Chico Mendes. "Uma escola é um ponto de partida para avançarmos e nós estamos felizes por fazer esse investimento tão importante para o Município. Temos que agradecer a parceria do Governo do Estado que permitiu com a parceria, a construção de mais uma escola para nossa população!", reiterou o Prefeito do Município.

"Com certeza temos muitas deficiências, mas estamos trabalhando a melhoria de nossa rede de ensino. As parcerias com os governos Federal e Estadual, estão nos permitindo avançar muito e se Deus quiser até o fim do ano vamos entregar pelo menos mais 6 escolas, sendo que 3 delas terão laboratório de informática com internet", disse Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação.

Além da presença de pessoas da comunidade, estiveram na solenidade inauguração da escola autoridades como os vereadores Rubens Martins Pereira, Messias Nunes Cardeal, Valdson Maciano, Raimundo Cipriano, Margarida Lopes e a Presidenta da Câmara Selma Mendes, também a Professora Francisca Rodrigues(Nena), gerente do Núcleo de Eduçaão do Estado do Acre, Secretários Municipais e lideranças comunitárias locais.
Solenidade de asteamento das bandeiras e Hino Nacional: moradores da região participaram da solenidade de entrega da escola.
"Hoje é um dia especial, pois estamos realizando um sonho nosso e da comunidade". Prefeito Chico Mendes.
Escola equipada: alunos terão acesso a livros e materiais didáticos para o ensino.
Casa da professora, onde funcionou por 12 anos a sala de aula.


A escola desafoga a sala da casa da Professora Luzia Marques que por 12 anos serviu de local para ministração de aulas. A alegria estava estampada no rosto de todos da comunidade, afinal de contas, pela primeira vez os alunos da comunidade poderão dizer que estudam numa escola.



"É uma felicidade pra mim, para os pais e para os alunos que nunca tinham tido a oportunidade estudar numa escola e agora vão ter. É um dia de muita alegria saber que agora vou lecionar numa escola. Agradeço a todos que se empenharam a realizar esse nosso sonho de ter uma escola".


Luzia Marques
Professora da Comunidade São Sebastião, Km 34.




"Vai ser muito bom estudar numa escola! Acho que os alunos vão aprender mais. Uma coisa que ajuda a melhorar também é a energia que agora chegou."



Cosma Belchor da Silva
Ex-aluna da comunidade.






"Eu tinha desistido, mas agora vou voltar a estudar!"



Gisllandia Silva
Aluna







"Com certeza vai ser bem melhor! Lá era apertado, pequeno. Aqui é grande e bem melhor pra nós estudar!



Osmarino B. Silva
Aluno






"A escola é o bem mais importante. Agora os meninos vão ter a oportunidade de estudar de fato numa escola bem organizada e aprender mais. Todos estamos de parabéns!"



Antonio Chaves
Pai de 5 anos.






"A escola desse jeito, bonita e bem organizada é um incentivo para os meninos quererem vir pra estudar".


Cosmo Araújo de Oliveira
Pai de aluno






O Município de Manoel Urbano é um dos que mais cresceram na avaliação do IDEB de 2007, passando de 1.8 para 4.0. A meta do Município era crescer um ponto e este apresentou 2.2 de crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação.

"O MEC tem como projeção de 4.6 de IDEB para Manoel Urbano em 2021, mas trabalharemos para que já no próximo ano ultrapassemos essa meta. Um trabalho de investimento e equipe está sendo feito. A formação superior de todos os professores de nossa rede é uma esperança de que alcançaremos a meta mais facilmente", comenta Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação.



Veja mais fotos do evento. Clique aqui.


domingo, 24 de julho de 2011

Utilidade pública: calendário de pagamento dos servidores municipais no mês de Julho

Pagamento dos Servidores Municipais do mês de julho de 2011 da PREFEITURA MUNICIPAL DE MANOEL URBANO - ACRE.

27/07/2011
Secretaria Municipal de Obras.
Secretaria Municipal de Ação Social


28/07/2011
Secretaria Municipal de Agricultura
Secretaria Municipal de Administração


29/07/2011
Secretaria Municipal de Finanças
Gabinete do Prefeito.

30/07/2011
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Saúde





sábado, 23 de julho de 2011

Registro: Morre Omar Sabino de Paula

Morreu nesta sexta-feira, 22, Omar Sabino de Paula. Omar Sabino, foi Governador do Estado do Acre e ocupou muitos cargos importantes no Estado. Omar Sabino de Paula era natural de Manoel Urbano. Líderes do PP lamentaram a morte do Ex-Governador.

O presidente do Partido Progressista (PP), deputado federal Gladson Cameli, juntamente com os demais membros, disse no final da tarde desta sexta-feira, 22, que os progressistas e o Acre, perderam um um homem que simboliza a coragem, o trabalho e a honra do povo acreano.


Ele se referiu ao advogado, Omar Sabino de Paula, presidente de honra do PP, que morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, aos 79 anos.Um dos nomes mais conceituados da história do Acre, ele foi membro do Movimento Autonomista e foi um dos responsáveis pela implantação do ensino educacional superior do estado e do setor jurídico, tendo sido ele um dos fundadores do curso de Direito como reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Procurador-Geral do Estado.

Natural de Manoel Urbano, amigo de Guiomard Santos, Omar filiou-se no atual PP ainda na era da Arena, passando pelo PDS, PPB e hoje Partido Progressista.Ele também foi secretário de Educação, governador e vice-governador, tendo ocupado os mais altos cargos políticos e executivos do estado.

"Nos solidarizamos com a família de Omar Sabino e declaramos em público que o PP tem Omar como um exemplo de homem ético, destemido e honrado, sobretudo pelo seu compromisso com o desenvolvimento do nosso estado e os valores morais e intelectuais que carregava consigo”, disse Gladson Cameli.

A Secretária Geral do PP, Railda Pereira, também frisou o homem honesto e ético que foi Omar Sabino, lembrando que o Acre necessita seguir o exemplo de respeito e amor que Omar deixou para as futuras gerações.

"Na quela época se fazia política com amor e respeito ao ser humano, e Omar sabino era um desses homens como Jorge Kalume, Nosser Almeida, Geraldo Mesquita e Guiomard Santos, que marcaram e continuam marcando a história da boa e bonita política de outrora no Acre, selada pela cordialidade”, salientou Railda Pereira.

Da assessoria com contilnet.com.br


Memória Murbanense: prédio da Câmara Municipal de Manoel Urbano

No recém Município de Manoel Urbano, o prédio onde funcionou as primeiras experiências do legislativo murbanense, a Câmara Municipal.

À frente do prédio, fazem poses para a foto, os veteranos murbanenses, Ramiro e Peta.

Do álbum da Professora Mariazinha com muita gentileza para nosso arquivo histórico.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Para matar um pouquinho da saudade


video



Para matar um pouco a saudade dos amantes da série Thunder Cats da Rede Globo. No tempo de meninice, por volta na década de 80, quando encontrávamos uma televisão aberta, ou ligada tínhamos febre para assistir os Thunder Cats, que passava sempre aos domingos.

A casa do Dr. Élcio Nogueira, avô do Osmir e do Rube da Capoeira, por ser umas das primeiras televisões da cidade, era o ponto de parada de toda a meninada da rua. A casa lotava de crianças nos fins de semana.

A espada justiceira era copiada pela galerinha em pedaços de madeira. Uma vez e outra tinha lutas de verdade entre as forças. O Ari da dona Tiana fabricava muito bem a espada do Lion.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Foto Imagem: o resultado da BR 364 pavimentada na vida de sua margem

Eu que conheço desde menino a vida dos murbanenses, acompanho a mudança de vida que muitas pessoas estão tendo a partir da pavimentação da BR 364.

Na foto acima, um exemplo de mudança. No que antes da pavimentação tinha apenas o morador e sua casinha em paxiúba e palha, nos últimos anos quando da pavimentação da BR, evoluiu para uma casa em madeira beneficiada e agora para um pequeno empreendimento à margem da estrada.

Definitivamente a vida mudou e mudou para melhor!


Murbanenses discutem Programa Territórios da Cidadania

Aconteceu nesta terça-feira, 19, no Salão da Câmara Municipal um encontro sobre o Programa Territórios da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Prefeito Chico Mendes, secretários municipais e representantes do Governo do Estado e do STR estavam presentes e participaram do debate acerca da implantação do Programa Territórios da Cidadania.

O Programa Territórios da Cidadania, foi lançado em 2008 pelo Governo Federal e já atinge as regiões do Alto Acre, Capixaba e Vale do Juruá.

O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

"Viemos promover o debate. É preciso entender o programa e a partir disso, promover estudo a cerca das dificuldades e potencialidades da região. Os projetos serão a partir desses estudos".

Jânio Aquino Brother - Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA.







Sandino Gadelha Bezerra Mendes

Ministério do Desenvolvimento Agrário – Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Acre.



O Município de Manoel Urbano fará parte de um território que compreende a regional do Vale do Purus.



Memória Murbanense: Grupo de Capoeira Senzala

Grupo de Capoeira Murbanense Senzala. Aulas na Escola Municipal Menino Jesus no ano de 2006. O Grupo de Capoeira Senzala em Manoel Urbano fora criado pelo murbanense Rubenildo Costa, ajudado por Lídio Alves no ano de 1999.

Trabalho Social: CRAS realiza encontro com mulheres beneficiadas pelo Bolsa Família.

Equipes do CRAS , CREAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social e mães de famílias beneficiadas de Programas Sociais do Governo Federal. Prédio do Antigo Grupo Escolar Dom Próspero Bernard.


Foi realizado nesta quarta-feira, 20, pelo Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS, encontro do grupo de convivência de mulheres que são beneficiadas pelo o Programa Bolsa Família.


Na pauta do encontro, que foi coordenado pelas Assistentes Sociais do Município Silvana Taumaturgo(CRAS) e Sandra Mendes(CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a psicóloga Maiane Andrade, também do CREAS, os temas direcionados para cursos de formação para pequenos empreendimentos que podem gerar renda paras as famílias que encontram-se em estado de vulnerabilidade social.


Além de criarmos afinidade com participantes dos Programas Sociais do Governo Federal objetivamos proporcionar para as mães de famílias de baixa renda, auto-estima, estímulos de alta confiança e seguridade social.


Com o intuito de criar condições para geração de emprego e renda, o CRAS murbanense, vem oferecendo vários cursos como arte em garrafas pet, crochê em barbante, cursos de informática para crianças do Pro-jovem, cursos de violão para as crianças do PETI, curso de pinturas para adolescentes.


O encontro teve apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e contou com a presença do Secretário Emilson Almeida.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nos caminhos da BR 364 I

Restaurante do Guabiru.
Galinha caipira e outras comidas típicas no cardápio.

Muitas máquinas trabalhando.
Altura do Km 50, sentido Feijó.



Nos caminhos da BR 364 II

Uma família fazendo uma mudança. De uma colônia para outra.

Nos caminhos da BR 364 III

Construção da Escola Municipal Manoel Pedro de Freitas, km 36, sentido Feijó.




Foto Imagem: máquina tomba em canteiro de obras

Ninguém saiu ferido, mas os danos materiais foram visíveis na máquina que tombou no canteiro de obras no trecho entre a Ponte do Purus e o trevo da entrada da cidade.

Prudencia nunca é demais quando o assunto é evitar acidentes.

A foto é de sexta-feira, 15 de julho.


domingo, 17 de julho de 2011

Destaque: produção de tomate, uma saída econômica para muitas famílias

Carlos Aimar: primeira safra de produção de tomates


Nosso destaque a produção de tomate do agricultor Carlos Aimar Queiroz de Oliveira, de 30 anos. Carlos que mora na Colônia Paraíso, no Ramal da Cigana, além da produção de café está apostando na produção e comercialização de tomate, item considerado caro na gastronomia murbanense.

"Se a gente planta, a gente colhe e tem dinheiro", diz animado Carlos Aimar, com os primeiros frutos da safra de tomate colhidos em sua propriedade agrária e já encomendados pelo comércio local.

Carlos Aimar projeta 3 mil quilos como meta de sua primeira safra de tomate Santa Délia. A produção de tomate de Aimar é a primeira nessa quantidade no Município de Manoel Urbano e representa uma saída econômica para muitos produtores rurais.

É possível que 90% do tomate consumido em Manoel Urbano seja proveniente de importação, enquanto que o percentual restante é fruto de produção em hortas caseiras.


Arte da Nossa Terra

O Purus Online, destaca neste domingo as pinceladas do artista senamadureirense Milton Pinheiro. Retrato da vida de nossa gente.
Os quadros de Milton Pinheiro, ora em destaque, estão na sala de recepção da Rádio Difusora de Sena Madureira.


Equipe do PSF realiza Encontro de Gestantes

A equipe do Programa Saúde da Família - PSF II e III, realizou na quinta-feira, 14, no Posto de Saúde Josefa Nunes, o I Encontro de Gestantes do ano que teve como tema, "A importância do Aleitamento Materno". O encontro faz parte das atividades de Dispersão do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde de Manoel Urbano e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Charliton Brandão de Souza, as enfermeiras Úrsula Saady, Audreyane e Neixila, além de pessoas da comunidade.

"Os Agentes Comunitários de Saúde - ACS, são os protagonistas deste encontro que tem o objetivo em orientar e informar as mães sobre a importância do leite materno como único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa nos primeiros meses de vida", comentou Úrsula, enfermeira do Posto Josefa Nunes.


Foi oferecido brindes e coquetel para os participantes do evento.

Em torno de 40 pessoas participaram do encontro.



Memória Murbanense: 1ª Colação de Grau em Manoel Urbano

A primeira Colação de Grau de Manoel Urbano aconteceu em Novembro de 1986. Na turma o Sr. Antonio Dias, com quase 70 anos de idade concluiu o Segundo Grau Modular. Álbum: Professora Mariazinha.

Os murbanenses podem nominar as ilustres figuras da foto. Eu consigo nominar da esquerda para a direita: o atual prefeito Chico Mendes, Professor Zé Pereira, Agnelo, Francisca, irmã Otacília, Panque...

Alguém pode dar uma ajudinha?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Notas

Homens da Prefeitura recuperando parte da Rua Mendes Araújo. Dentre outras coisas, ruas precárias é um problema estrutural da cidade que precisa ser superado.


- Nossas felicitações ao Prefeito Chico Mendes que aniversariou nesta quinta-feira, 13.

- Francisco Sebastião Mendes, que começou sua vida pública como garí no recém criado Município de Manoel Urbano, comemora 58 anos na função de Prefeito Municipal.

- Em todos os sentidos da BR 364 há grande movimento de máquinas e homens trabalhando.

- Infelizmente mais um homem morreu afogado nas águas do Rio Purus nesta semana passada.

- O funcionamento de mais 2 fornos para secagem de tijolos, anima a cidade. Os 4 fornos funcionando atenderá praticamente toda a demanda de tijolos para a construção civil e parte da pavimentação de novas ruas.

- Cresce o número de pequenos agricultores interessados em criar galinhas. Não existem números exactos sobre a questão, mas é possível acreditar que a mais de 3 dezenas de agricultores estão investindo em criação de galinhas que neste momento da história da cidade é um novo e bom negócio.

- Moradores animados com a pavimentação de ruas.

- Funcionários da Prefeitura fizeram fila hoje para atendimento na Justiça do Trabalho Itinerante.

- Há comentários de que os servidores reclamam principalmente percas salariais e atualização dos salários na carteira.

- Sobre atualização dos salários, alguns afirmam que foram contratados no último concurso já com salários defasados e que a Prefeitura vem pagando a diferença mas que não atualizou na carteira.

- Os líderes do SINSEPUM, sindicato dos servidores da Prefeitura acompanharam os funcionários.

- Desde Maio o SINSEPUM vem buscando negociar ajustes salariais, mas técnicos da Prefeitura apontam os altos índices de gastos com pessoal e uma folha de funcionários inchada, a impossibilidade de atender as reivindicações dos servidores.

- A Prefeitura tem hoje 415 funcionários efetivos, dos quais mais de 200 foram contratados em apenas dois concursos na gestão do ex-Prefeito Manoel Almeida, que durou em torno de 5 anos.

- Direito adquirido é direito liquido e certo, creio! O resultado de tudo isso, só a história murbanense dirá.

- Manoel Angelo que coordenava as obras de pavimentação de ruas do DEPASA em Manoel Urbano, fora transferido para a mesma missão em Feijó. Seu bom relacionamento com os murbanenses e competência causou lamentos entre seus parceiros de trabalho. Sorte lá!

- No último fim de semana o Senador Sérgio Petecão esteve no Município. Petecão acompanhado de lideranças locais de oposição fincou as primeiras bases para a fundação do PSD.

- Excelente sexta-feira!