segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festa: Prefeitura inaugura escola rural Manoel Pedro de Freitas

Num tom de festividade foi iniciada neste domingo, 24, a solenidade de inauguração da Escola Municipal Manoel Pedro de Freitas na Comunidade São Sebastião, km 34 da BR 364 no sentido Feijó.

A escola rural, que tem sala de aula, cozinha, banheiros e dispensa, é financiada com recursos do ProAcre e recursos próprios da Prefeitura Municipal de Manoel Urbano e atenderá em média 110 alunos daquela região. As aulas aconteciam na sala da casa da Professora Luzia Marques.

Segundo a Professora Maria do Carmo Castro, coordenadora do Ensino Rural do Município, a Escola Manoel Pedro de Freitas, funcionará manhã, tarde e noite e atenderá o Ensino Infantil, o Asas da Florestania e a Educação de Jovens e Adultos - EJA. "Minha felicidade é ver a empolgação dos adultos que pela primeira vez terão oportunidade de estudar", disse Maria do Carmo ao falar da turma de EJA que a partir desta semana começam a frequentar aulas na escola.

"Hoje sanamos o nosso déficit com a Comunidade São Sebastião que há muito reivindicava uma escola, mas só agora, nessa administração é que podemos realizar esse sonho tão antigo", disse o Prefeito Chico Mendes. "Uma escola é um ponto de partida para avançarmos e nós estamos felizes por fazer esse investimento tão importante para o Município. Temos que agradecer a parceria do Governo do Estado que permitiu com a parceria, a construção de mais uma escola para nossa população!", reiterou o Prefeito do Município.

"Com certeza temos muitas deficiências, mas estamos trabalhando a melhoria de nossa rede de ensino. As parcerias com os governos Federal e Estadual, estão nos permitindo avançar muito e se Deus quiser até o fim do ano vamos entregar pelo menos mais 6 escolas, sendo que 3 delas terão laboratório de informática com internet", disse Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação.

Além da presença de pessoas da comunidade, estiveram na solenidade inauguração da escola autoridades como os vereadores Rubens Martins Pereira, Messias Nunes Cardeal, Valdson Maciano, Raimundo Cipriano, Margarida Lopes e a Presidenta da Câmara Selma Mendes, também a Professora Francisca Rodrigues(Nena), gerente do Núcleo de Eduçaão do Estado do Acre, Secretários Municipais e lideranças comunitárias locais.
Solenidade de asteamento das bandeiras e Hino Nacional: moradores da região participaram da solenidade de entrega da escola.
"Hoje é um dia especial, pois estamos realizando um sonho nosso e da comunidade". Prefeito Chico Mendes.
Escola equipada: alunos terão acesso a livros e materiais didáticos para o ensino.
Casa da professora, onde funcionou por 12 anos a sala de aula.


A escola desafoga a sala da casa da Professora Luzia Marques que por 12 anos serviu de local para ministração de aulas. A alegria estava estampada no rosto de todos da comunidade, afinal de contas, pela primeira vez os alunos da comunidade poderão dizer que estudam numa escola.



"É uma felicidade pra mim, para os pais e para os alunos que nunca tinham tido a oportunidade estudar numa escola e agora vão ter. É um dia de muita alegria saber que agora vou lecionar numa escola. Agradeço a todos que se empenharam a realizar esse nosso sonho de ter uma escola".


Luzia Marques
Professora da Comunidade São Sebastião, Km 34.




"Vai ser muito bom estudar numa escola! Acho que os alunos vão aprender mais. Uma coisa que ajuda a melhorar também é a energia que agora chegou."



Cosma Belchor da Silva
Ex-aluna da comunidade.






"Eu tinha desistido, mas agora vou voltar a estudar!"



Gisllandia Silva
Aluna







"Com certeza vai ser bem melhor! Lá era apertado, pequeno. Aqui é grande e bem melhor pra nós estudar!



Osmarino B. Silva
Aluno






"A escola é o bem mais importante. Agora os meninos vão ter a oportunidade de estudar de fato numa escola bem organizada e aprender mais. Todos estamos de parabéns!"



Antonio Chaves
Pai de 5 anos.






"A escola desse jeito, bonita e bem organizada é um incentivo para os meninos quererem vir pra estudar".


Cosmo Araújo de Oliveira
Pai de aluno






O Município de Manoel Urbano é um dos que mais cresceram na avaliação do IDEB de 2007, passando de 1.8 para 4.0. A meta do Município era crescer um ponto e este apresentou 2.2 de crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação.

"O MEC tem como projeção de 4.6 de IDEB para Manoel Urbano em 2021, mas trabalharemos para que já no próximo ano ultrapassemos essa meta. Um trabalho de investimento e equipe está sendo feito. A formação superior de todos os professores de nossa rede é uma esperança de que alcançaremos a meta mais facilmente", comenta Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação.



Veja mais fotos do evento. Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário