quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

COOPAM continua abate de frango caipira

Frango caipira embalado e pronto para comercialização.


O Abatedouro Artesanal de Aves Caipira administrado pela Cooperativa de artesãos, agricultores familiares e economia solidária do Município de Manoel Urbano - COOPAM, continua a abater galinhas caipira para comercialização.

O incentivo do Governo do Estado através da distribuição de pintos para agricultores incentivou alguns da região em dedicar-se à criação de frango caipira para comercialização. Em 2010, cerca de 18 mil pintos foram distribuídos pela SEAPROF no Município. Nesta segunda-feira(3) chegaram 130 frangos prontos para o abate do ramal do Capixaba.

"Sempre gostei de criar galinhas. No início, minha meta era vender 100 galinhas por mês, hoje estou vendendo 200", disse Vagno Azevedo, criador de galinhas e entusiasta da criação de galinhas caipira no Municipio.
Prefeito Chico Mendes, secretários e trabalhadores do Abatedouro de frango caipira


A COOPAM, através do Programa Compra Antecipada, disponibilizará 12.500 quilos de frango. Segundo Vagno Azevedo funcionário do Governo do Estado, criador de frangos caipira, a Cooperativa entregará em virtude do Compra Antecipada, 400 quilos de frango por semana a escolas, creche e hospital.
"Trabalhar aqui é importante, pois é uma ajuda. Sabemos que as coisas são difíceis, mas esperamos a melhora", Marlene Dimas de Lima, 66. Trabalhadora rural e cooperada da COOPAM.


"Vamos ampliar as ações da cooperativa para comprar também produtos agrícolas da região, além do frango", disse nesta segunda-feira(3), José Nunes da Cruz, Presidente da COOPAM.

"Vamos apoiar e ajudar na manutenção do Abatedouro de Galinha Caipira. O Abatedouro potencializa a produção de galinhas, a produção de milho e incentiva os produtores a criar, gerar emprego e renda. Somos privilegiados por esse investimento então vamos cuidar dele", falou Carlos Antonio Souza Aguiar, Secretário Municipal de Agricultura.
O Prefeito Chico Mendes esteve no Abatedouro esta semana e se disponibilizou a ajudar com o que a Prefeitura tiver. Chico Mendes citou os investimentos da Fundação Banco do Brasil e os esforços do então Senador Tião Viana, hoje Governador do Estado como muito importantes para a vida economica da cidade. "O investimento oportuniza o produtor rural e fortalece nossa economia. Muitos, a partir dessa idéia, terão emprego, renda e uma vida melhor. Vamos fortalecer a parceria COOPAM, Prefeitura e Governo do Estado para que continue a dar certo o projeto do Abatedouro de Galinha Caipira no Municipio", disse Chico Mendes.

O Secretário de Agricultura Carlos Antonio Aguiar, nesta quarta-feira(5), disponibilizou uma equipe para cuidar da limpeza do local, da instalação de água e de outros serviços relacionados a infraestrutura do Abatedouro. "É uma preocupação minha e um pedido especial do Prefeito que ajudemos no que for possível", disse Carlos Antonio.

José Nunes, Prefeito Chico Mendes, Irmã Fatima e Carlos Antonio nas instalações do Abatedouro de frango caipira.


"Só tenho a agradecer o Governador Tião Viana, a Fundação Banco do Brasil pelo investimento na cooperativa, ao Programa Compra Antecipada que vem comprando a produção de aves e agora ao Prefeito Chico Mendes e sua equipe pelo apoio que estão nos dando", disse Irmã Fátima Freitas Machado. "Graças a Deus voltou a funcionar! O Programa Compra Antecipada está comprando frango e estes estão sendo abatidos no Abatedouro. Com a Graça de Deus tudo vai dar certo!", completou Irmã Fátima.
Veja mais fotos. blogbenene.blogspot.com

Leia mais o que foi postado sobre o Abatedouro Artesanal de Frango Caipira de Manoel Urbano:



Relacionada:



Um comentário:

  1. gostaria de saber como faco para falar com alguem pra montar um pequeno abatedoro.sou criador e moro na bahia meu imail raianunciacao@gmail.com

    ResponderExcluir