sábado, 31 de março de 2012

Política: PCdoB murbanense declara apoio a Chico Mendes


As principais lideranças do PC do B de Manoel Urbano declararam nesta sexta-feira (30), apoio ao Prefeito Chico Mendes (PSB). Segundo o Presidente do partido no município Alberto Magalhães, essa é a hora de unir forças e ajudar a atual gestão a dar continuidade ao bom trabalho que vem desenvolvendo no Município em parceria com o Governo do Estado.

“O PC do B sempre foi parceiro, mais agora o partido terá um papel ainda mais importante em nossa gestão. O PCdoB, tem pessoas de muita capacidade e isso vai fazer com que possamos a cada dia oferecer um melhor serviço a nossa comunidade,” comentou o Prefeito Chico Mendes.

Por: Marcio Levi e Amaury Nogueira

Registro: Secretaria Municipal de Saúde lança Projeto Vida Saúdável

Promover um estilo de vida saudável na população do Município de Manoel Urbano, para reduzir a violência através da ênfase na prática da atividade física, manter a população e o indivíduo saudável; Evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde, atingidos mediante ações sociais planejadas sob a forma de programas e políticas públicas, abordando assim também a violência através das medidas preventivas com a prática corporal/ atividade físicas; esses foram alguns dos objetivos do Projeto Vida Saudável desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 23 de Março.

"O objetivo do projeto é atingir o maior número possível de crianças, adolescentes, adultos e idosos a participarem de ações educativas, por meio de atividades físicas e de lazer. Queremos fomentar nos murbanenses um estilo de vida saudável", disse o coordenador da ação Enf. Jociclei Souza da Silva.

A atividade aconteceu em 23 de Março.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Chuva forte arrebenta bueiro na Rua do Antigo Porto

Força das águas e entulhos provocaram arrombamento de bueiro que já tinha sido danificado por enchente do Rio Purus.



Uma forte chuva que caiu sobre a região murbanense na madrugada desta quarta-feira, 28, transbordou córregos e igarapés.

A intensidade apenas de uma chuva fez transbordar como há muito não se tinha visto o igrapé São João, coisa que não tinha acontecido, no mesmo nível, durante o forte inverno.

Obstruídas por entulhos, as 3 bueiras da rua do Antigo Porto, próximo à residencia do Sr. Valdecir, não deram conta da vasão da água, levando ao transbordamento por cima da rua abrindo-a ao meio, ficando uma enorme cratera.

Homens da prefeitura, intensificaram tranbalhos no local para remoção do entulho e construção de passarela provisória para tráfego de moradores. A passarela ficou pronta ainda ontem.

Rua ficou apartada após a força da água da chuva.
Moradores agradeceram a agilidade da Prefeitura em construir passarela.

Foto imagem I; produção de arroz

Na amazônia, milhares de toneladas de arroz - estou estimando, claro - são produzidas por pequenos produtores rurais. Essa produção não vai para o mercado, mas apenas para alimentar a família de quem o plantou, na economia familiar e de subsistência.

Retirando as moto-serras, utilizadas para a retirada de árvores para a limpeza do terreno e as máquininhas manuais de plantio, utilizadas por alguns, todo o resto do processo de plantio é feito
como a centenas de anos.

Com 0% de agrotóxico.

Foto imagem II: brincando na chuva

Na chuva de segunda-feira...



quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossos parabéns ao aniversariante Lael

Parabéns e muitas felicidades ao aniversariante desta quarta-feira, Lael Braga Mendes. Lael é filho dos amigos Pedro Lima e Damiana.

Na pessoa do Lael, o blog parabeniza e felicita todos os aniversariantes do dia!

terça-feira, 27 de março de 2012

Governo: Aurélio Cruz é empossado secretário de Habitação e Interesse Social

O novo secretário de Habitação e Interesse Social do governo Tião Viana, Aurélio Cruz, assume a pasta com a missão de coordenar o maior programa habitacional do Estado.

O ex-superintendente da Caixa Econômica Federal foi nomeado nesta terça-feira, 27, para o cargo, que antes era acumulado pelo secretário de Obras Pública, Wolvenar Camargo.

Aurélio traz na bagagem a experiência de 22 anos de carreira na Caixa Econômica Federal, seis como superintendente, e com o jogo de cintura necessário para desenrolar a burocracia dos projetos habitacionais. “Ele vem para somar, para nos ajudar com essa área tão importante que é a habitação.

A contribuição dele é muito importante, porque a maior parte dos nossos projetos é desenvolvida em parceria com as instituições financeiras, que ele conhece bem”, disse o secretário de Obras Públicas.

O Acre é o primeiro Estado do Brasil que deve zerar o déficit habitacional. Em 2011, graças a uma política de continuidade, iniciada pelo governador Jorge Viana e desempenhada com afinco por Binho Marques, o governador Tião Viana entregou 4,2 mil casas populares.

Este ano, até o mês de agosto, mais 3,7 mil unidades devem ser entregues, e está em curso o maior programa habitacional da história do Estado - a Cidade do Povo, com 10,5 mil residências, acompanhadas de toda a infraestrutura necessária para a qualidade de vida da população: escolas, unidades de saúde, segurança e lazer.

“Aurélio assume a pasta com um desafio grande, que é conduzir o projeto habitacional mais ousado do Acre. Ele traz uma boa experiência, vai ajudar o Wolvenar, que tem mais de 800 obras sob sua responsabilidade, e somar esforços nesse propósito que é honrar o povo do Acre.

O novo superintendente [da Caixa] também traz uma bagagem de muitos anos lidando com projetos sociais e habitacionais e tenho certeza que também irá contribuir conosco”, disse o governador Tião Viana.

O novo secretário agradeceu aos companheiros da Caixa Econômica, fez um breve balanço dos avanços que a instituição teve de 2005 pra cá, e disse que a maior contribuição que traz para o governo é o entusiasmo. “Estou muito feliz porque vou fazer o que mais gosto. A habitação é o lar. Não tem como falar de cidadania, de dignidade, se não houver um lar. Vou me empenhar bastante pra ajudar a realizar sonhos. A parte de habitação era uma das minhas preferidas na Caixa justamente por isso”, comentou Aurélio.

O novo superintendente da Caixa Econômica Federal, Anacleto Grosbelli, deixa a gerencia nacional de Programas Sociais para assumir a superintendência regional no Acre.

“É um desafio, mas estou bastante empolgado, a receptividade do povo acreano é muito boa, afetuosa e tenho certeza que será possível desenvolver e dar continuidade ao trabalho que o Aurélio iniciou”, disse.


Agência de Notícias do Acre

Veja fotos clicando aqui.

Tristeza: Amigos e familiares despedem-se de Jociana Gomes

Familiares e amigos despediram-se da jovem Jociana Gomes, 24 anos que faleceu nesta segunda-feira, 27, em Manoel Urbano.

Jociana lutava contra um câncer. Deixa saudades Nega!

domingo, 25 de março de 2012

Campanha: Adventistas distribuem livro com campanha pela esperança

Membros da Igreja Adventista do 7º Dia de Manoel Urbano estiveram por todo o dia de sábado, 23, em missão. Os missionários trabalham na campanha "A Grande Esperança" patrocinada pela igreja e levam um livro com o mesmo título, às casas dos murbanenses.
Missionários da Igreja Adventista saíram em campanha pela Esperança, distribuindo o livro que leva o título da mesma.



"O livro (...) é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança, com o objetivo de discutir uma visão do futuro para mudar o presente. São 11 capítulos curtos, simples, mas provocativos. Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: a razão do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus.

A boa notícia é que há uma luz no fim. E essa luz está chegando até nós, para iluminar nosso caminho." Trecho de apresentação do livro A Grande Esperança, escrito por Ellen G. White, distribuído pela missão adventista.





Foto imagem: peladinha no pó

Com poucos espaços para prática do joguinho de futebol de campo, em Manoel Urbano, onde existe uma serraria, lá está também um espaço onde acontece as peladinhas, partidas de futebol.

Futebol é cultura mundial e por mais que não se tenham espaços adequados para sua prática, a criatividade e dinâmica das pessoas amantes do esporte, criarão condições para que ele existe. Mesmo que seja em pó de serraria ou num terreno desocupado.

Está previsto para este ano a entrega à comunidade murbanense, de duas quadras novas de esporte no Município.

A construção de espaços de esporte e lazer para a comunidade é essencial e deve ser uma preocupação constantes das autoridades constituídas.


Imposto de Renda: RFB do Acre já recebeu mais de 17 mil declarações

A Receita Federal do Brasil já recebeu, desde 01/03 até às 14 horas desta sexta-feira, 23, nos estados do Norte, exceto Tocantins, 239.695 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, exercício 2012, contra 204.071 documentos recebidos no mesmo período de 2011.

Nos primeiros 23 dias de entrega da declaração, neste ano, a Receita já recebeu 35.624 documentos a mais na comparação com o movimento do ano passado, o que representa um crescimento de 17,46%.

No estado do Acre, a Receita Federal já recebeu, desde a abertura do prazo, 17.357 declarações do IRPF 2012. No ano passado, em igual período, o Leão havia contabilizado apenas 15.581 documentos do IRPF 2011.

Isso mostra que, neste exercício, já foram entregues, no Acre, 1.776 declarações a mais, ou seja, um incremento de 11,40% em relação ao de 2011.

No Amazonas, a Receita já recebeu 62.440 declarações; em Rondônia, 35.276; no Pará, 96.986; no Amapá, 16.815; e em Roraima, 10.821.

Os contribuintes podem entregar a sua declaração do IRPF 2012, sem o pagamento de multa, até às 23h59min59s do dia 30/04/2012.

Após esse prazo, estará obrigado a uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Outras informações, bem como os programas para elaboração e envio das declarações encontram-se no site www.receita.fazenda.gov.br.

A Receita Federal do Brasil já recebeu, desde 01/03 até às 14 horas desta sexta-feira, 23, nos estados do Norte, exceto Tocantins, 239.695 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, exercício 2012, contra 204.071 documentos recebidos no mesmo período de 2011.

Nos primeiros 23 dias de entrega da declaração, neste ano, a Receita já recebeu 35.624 documentos a mais na comparação com o movimento do ano passado, o que representa um crescimento de 17,46%.

No estado do Acre, a Receita Federal já recebeu, desde a abertura do prazo, 17.357 declarações do IRPF 2012. No ano passado, em igual período, o Leão havia contabilizado apenas 15.581 documentos do IRPF 2011.

Isso mostra que, neste exercício, já foram entregues, no Acre, 1.776 declarações a mais, ou seja, um incremento de 11,40% em relação ao de 2011.

No Amazonas, a Receita já recebeu 62.440 declarações;
em Rondônia, 35.276;
no Pará, 96.986;
no Amapá, 16.815;
e em Roraima, 10.821.

Os contribuintes podem entregar a sua declaração do IRPF 2012, sem o pagamento de multa, até às 23h59min59s do dia 30/04/2012.

Após esse prazo, estará obrigado a uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.Outras informações, bem como os programas para elaboração e envio das declarações encontram-se no site www.receita.fazenda.gov.br.




sábado, 24 de março de 2012

Foto imagem: tardinha

O entardecer amazônico que encanta...



Bom negócio: José Reis da SEPN visita produção de café em Manoel Urbano

Visando incentivar ainda mais os pequenos produtores de diversos seguimentos, o Secretário de Estado de Pequenos Negócios - SEPN, José Carlos Reis esteve na manhã desta sexta-feira (23), com produtores de café do ramal São João em Manoel urbano.

A localidade concentra um dos maiores produtores de café do Estado, com cerca de 53 mil pés. A parada de José Carlos Reis foi na colônia agricultor de 61 anos, Rafael Rutemberg, que começa a colheita de café na próxima semana. Segundo Carlos Reis, Rafael, que tem a maior produção de café da região, terá apoios e incentivos que vão desde a melhoria do ramal, para escoamento da produção a equipamentos para melhor manipulação do produto para a venda.

A vereadora Severina Selma da Costa Araújo, Prefeita em exercício naquele dia, acompanhou o Secretário Carlos Reis no ramal São João e elogiou a presença e a atuação da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios em Manoel Urbano. "A parceria entre Estado e Prefeitura, é uma árvore que nos vem trazendo bons frutos para nosso Município", comentou Selma.

Manoel Urbano está entre os municípios do Acre, a ser contemplado pelo Governo do Estado com diversos projetos no seguimento de pequenos negócios.
Secretário José Carlos Reis e Vereadora Selma Mendes, conversaram com produtores de café do Ramal São João e afirmaram parceria para apoio à produção.




Foto e texto: Márcio Levi, do blog purusacontece.blogspot.com



Registro: Vereador entra com processo de reparação de danos morais

Acompanhado de seu advogado, Dr. Sérgio Farias, o vereador Rubens Martins Pereira protocolou no final da tarde desta sexta-feira, 23, na Vara Cível da Comarca de Manoel Urbano, quatro processos onde pleiteia a reparação de danos morais, em virtude de matéria, que considerou caluniosas a sua pessoa, veiculadas em blogs e sites de notícias locais e da região na qual é acusado de participar de esquema para aprovar leis que regulamentam as profissões de taxista e moto-taxista no Município.

No pedido protocolado, o vereador pede além da retratação, o arbitramento de indenização não inferior a 81 (oitenta e um) salários mínimos. Seu advogado disse a este blog que, ainda que embasadas em denúncia apresentada ao Ministério Público, os noticiosos trazem para sí a responsabilidade pela divulgação, principalmente quando sequer buscam ouvir o outro lado.

Segundo Sérgio Farias outras pessoas que sentiram-se prejudicadas por outras matérias veiculadas em blogs locais, também estão impetrando ações de reparação de danos morais.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre Chico Anísio

Um ícone do humor brasileiro, Chico Anísio, faleceu hoje. Deixará com certeza a saudade, exemplo e muitas aulas de grande talento.

Veja matéria no jornal O Globo. Clique aqui.




quarta-feira, 21 de março de 2012

Prefeitura e Governo discutem pavimentação asfáltica para ruas principais

Uma comitiva composta por vereadores, secretários municipais e líderes comunitários endossou a agenda do Prefeito Francisco Sebastião Mendes com o Governador em Exercício César Messias nesta terça-feira, 20. Uma das pautas do encontro, além de assuntos referentes á benefícios ao Município de Manoel Urbano, o destaque para a solicitação de base asfáltica para as ruas principais da cidade.

"Governador com o planejamento de deixar toda a cidade pavimentada em tijolos, a recuperação das ruas principais em asfalto, dará um brilho especial ao nosso trabalho e à cidade", argumentou o Prefeito Chico Mendes.

Diante da comitiva, o Governador César Messias, se prontificou a somar esforços no intento de atender ao pedido dos murbanenses.
No encontro com Governador César Messias, comitiva murbanense solicitou pavimentação asfáltica para ruas principais da cidade. A garantia do empenho do Governador no intento, soou como sinal positivo ao projeto. Bom para os murbanenses e para quem gosta de Manoel Urbano.




Nos Caminhos da Escola: unidades de ensino rurais ribeirinhos recebem transporte escolar

Alunos, professores e pais de alunos das Escolas rurais ribeirinhas de Manoel Urbano estão a comemorar as embarcações entregues há 20 dias pela Prefeitura. O Município de Manoel Urbano foi beneficiado com 4 embarcações do Programa do Governo Federal Caminhos da Escola.

As lanchas atenderão uma média de 150 alunos diariamente, distribuídos em escolas no Alto e Baixo Purus.

"Este é mais um grande benefício para nossa gente que nos traz muita alegria. Aos poucos, essas conquistas nos vai dando ânimo para continuar lutando em prol das pessoas que aqui moram. Agradecemos ao ex-presidente Lula e a presidenta Dilma," disse o Prefeito Chico Mendes no ato de reentrega da Escola Luis Plácido Fernandes, no Seringal São Salvador, após reforma.


Escola Luís Plácido Fernandes reformada: alunos passam a ter nova embarcação para transporte escolar, e acesso à internet.



Fotos: Márcio Levi

terça-feira, 20 de março de 2012

Memória murbanense: aniversário da cidade

Prédios: biblioteca, hospedaria, casa de dona Dom-dom e a Câmara Municipal.



Em nossas memórias murbanenses, o destaque para o tradicional desfile da Escola D. Próspero Bernard e principalmente para as primeiras edificações na cidade de Manoel Urbano no seu 4º aniversário, na década de 70.

A Rua Padre Heitor, hoje, Valério Caldas de Magalhães. No local onde está sendo edificado o prédio da biblioteca pública, está situado a Secretaria Municipal de Educação.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Notinhas

- Ficha de rendimento do servidor público municipal, exigida para Declaração Anual do Imposto de Renda da Receita Federal do Brasil, está disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura.

- Empresa que ganhou licitação para pavimentar ruas de Manoel Urbano, já iniciará montagem de acampamento nas próximas semanas. O início da pavimentação fica para os primeiros dias de verão.

- Ruas pavimentadas não só tiram o povo da lama do inverno, mas dá cidadania.

- Manoel Urbano vive um momento histórico ímpar. Primeiro com a pavimentação da BR 364, que nos mantinha parcialmente isolados pela maior parte do ano. Agora, com a pavimentação das ruas da cidade.

- Vale lembrar que o funcionário público que recebia no Banco do Brasil em Sena Madureira, gastava uma semana para ir e voltar ao banco, trajeto feito de barco pelo magestoso Rio Purus.

- Hoje, além de um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, Manoel Urbano já possui uma Agencia do mesmo banco, do BRADESCO e do Banco do Brasil.

- Boa terça-feira!


Excelente Notícia: Depasa prepara-se para o início dos trabalhos de pavimentação de 8 Km de ruas em M.U

Gildo César e Prefeito Chico Mendes reuniram-se para conversar sobre início das obras de pavimentação de 8 km de Ruas dentro da cidade. Obras iniciam-se já nos primeiros dias de verão.



Os murbanenses terão uma alegria a mais nesse verão. O motivo é a continuidade das obras de pavimentação das ruas de Manoel Urbano pelo Governo do Estado através do DEPASA e parceria com a Prefeitura.

O Diretor-Presidente do Depasa Gildo César esteve em Manoel Urbano nesta sexta-feira, 16, com sua equipe. Em reunião com o Prefeito e lideranças comunitárias e políticas locais, Gildo anunciou o início dos trabalhos de pavimentação de 8 km de ruas em área urbana. Um investimento que beira os R$ 7 milhões.

Em 2011, a parceria da Prefeitura e do Governo do Estado, fizeram o Programa Ruas do Povo, tirar muitas pessoas da lama, levando-lhes cidadania. Todos os bairros da cidade ganharam pavimento em tijolos. Nessa etapa, o planejamento é deixar o mais próximo de 100% das ruas da cidade pavimentadas. Um feito histórico para a velha Murba.



Natureza: passeio

A solicitação da foto por alguns amantes da natureza que viram o bichinho acima passear lentamente, me faz também querer partilhar com os leitores do blog.

Boa Semana!


sábado, 17 de março de 2012

Perigo: barranco do Purus ameaça moradias

Moradores da área ribeirinha de Manoel Urbano são ameaçados pelo desbarrancamento de suas margens que avançam rumo à residências construídas próximo ao seu leito.

Até o momento duas famílias foram retiradas do local. Prefeitura e Governo do Estado acompanham a situação.
Moradias próximas ao Rio Purus começam a ser desmontadas em virtude do seu desbarrancamento, fenômeno natural em momentos após enchentes.
Após alagação, dunas de areia envolta à moradias.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Imagens da enchente do Purus: ribeirinhos perderam bens e produção

A enchente do Purus causou estragos, danos materiais, emocionais, mas principalmente deixou grande prejuízo aos pequenos produtores rurais da região que viram-na ir com a enchente.
Plantações de mandioca, de bananeiras e outras de onde sai o sustento de moradores das margens do Rio Purus, foram levadas e sufocadas pelas águas.
Moradias, casas de farinha artesanal, foram encobertas pelas águas barrentas do Purus.
Um rastro de devastação das águas. Hoje, resta ações governamentais e solidariedade como calço às vítimas das cheias. As ações precisam ser urgentes!

Foto imagem: ribeirinhos recebem donativos após alagação

Após o fenômeno natural da cheia do Purus, ribeirinhos que perderam parte do que tinham, recebem donativos do Governo do Acre e Prefeitura.



terça-feira, 13 de março de 2012

Notinhas rápidas

UNIÃO
Acontece agora no Centro de Florestania, encontro com equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDS e Prefeitura. O objetivo além da afirmação de parcerias, planejamento do CRAS e CREAS no Município.
RESGATE
- Uma equipe de voluntários com uma equipe da Prefeitura mobilizaram-se neste domingo, 11, para resgatar no Ramal Alegria - PA Nazaré, o trabalhaador rural José Antonio. José Antonio sofreu um acidente e recebeu um corte na perna. Devido às condições do ramal, rede e tratores foram utilizados no resgate. Seu Zé foi atendido no Hospital da cidade e passa bem.
TRÉGUA DAS CHUVAS
Apesar de o dia está nublado, desde ontem não chove em Manoel Urbano. Bom para quem precisa ir à Escola, bom para quem necessita se mobilizar dentro da cidade. A lama das ruas sem calçamento dá uma trégua.
BAIXA DAS ÁGUAS DO RIO
O Rio Purus apresenta sinais de baixa em suas águas. Essa é uma notícia que alivia a preocupação dos ribeirinhos das margens do rio e também dos irmãos senamadureirenses.

domingo, 11 de março de 2012

Juventude evangélica realiza 1ª Marcha para Jesus

Manoel Urbano teve neste domingo, 11, a 1ª Marcha para Jesus, evento organizado pelas Igrejas Batista Monte Gerezin, Assembléia de Deus, Assembléia de Deus Ministério de Madureira e Quadrangular.

"Esse é um momento de louvar a Deus e de nos unirmos", disse Rubenildo Costa da Igreja Batista Monte Gerezin.

A marcha, composta em sua maioria por jovens, saiu de frente à Igreja Batista Monte Gerezin, seguiu pela Rua Mendes Araújo, passando pelo bairros São Francisco, Centro e terminando no templo sede da Igreja Assembléia de Deus.

Veja mais fotos. Clique aqui.



Festa: Sr. Benevinuto e dona Julieta celebram bodas de ouro

Com a presença de familiares e amigos, foi celebrada neste sábado, 10, as bodas de ouro do casal Benevinuto e Julieta na Igreja Batista Esmirna.

Benevinuto é filho de Luís Plácido Fernandes e Iracema Lopes Fernandes. Nasceu no dia 20 de abril de 1933, no Seringal Itaúba. Desde menino começou a trabalhar no corte de seringa, como seringueiro.

Julieta é filha de Francisco Chagas de Castro e Maria Conceição de Castro. Nasceu em 11 de junho de 1937 no Seringal Barcelona, onde passou toda a infância e juventude. Filha única e desde menina já ajudava os pais.

O enlace

Julieta foi estudar no Seringal Itaúba e lá conheceu Benevinuto que lá morava desde que nasceu. Logo começaram a namorar. Após alguns anos de namoro casaram-se no dia 10 de março de 1963. No Seringal Itaúba, onde continuaram morando, tiveram Efraim, Nonato, Moisés, Araldo, Luíz e Maria Amélia.

A família hoje está composta por 5 noras, 34 netos e 5 bisnetos.

Em nome dos murbanenses de bem, nossos parabéns e votos de saúde, paz e muitas felicidades ao casal e à família.


Veja mais fotos. Clique aqui.




História: Manoel Urbano tem sua primeira turma de Mestrado

Com uma turma formada por cidadãos, a maioria professores, de 4 municípios acreanos, Bujarí, Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó, foi dado início neste sábado, 10, a primeira aula do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Interamericana do Paraguay.

O curso é mediado pela Faculdade de Teologia Batista Betel em parceria com o Centro de Estudos a Distancia da Universidade Interamericana. A Universidade Interamericana possui acordo interinstitucional com a Universidade para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia UDECYT(www.udecyt.org) do Panamá e com a empresa GRUPO PROYECTOS S.A., referências importantes em sistema de ensino e Educação, afirmam os coordenadores.

A abertura de uma turma de mestrado, com 50 alunos, dos 3 municípios vizinhos, é um marco histórico para Manoel Urbano, que há bem pouco tempo anciava por quem tivesse ao menos uma formação superior. Outro aspecto a ser considerado, é que a turma é composta essencialmente por educadores, mostrando que há preocupação por parte dos mesmos em se especializar e qualificar-se mais.
Professor José Silvestre de França ministrou a primeira aula do curso de mestrado, turma formada essencialmente por educadores.


Segundo a coordenação da FTBB, a validação do título fica por força do Decreto Legislativo 800/2003, que institui sobre Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do MERCOSUL.

Haverá exigência de presença em algumas atividades na sede da Universidade Interamericana que se localiza em Assunção-Paraguay.

Veja mais fotos das aulas. Clique aqui.




sexta-feira, 9 de março de 2012

Com intensas chuvas, nova cheia do Purus começa preocupar moradores ribeirinhos

Com as fortes e intensas chuvas na região, o Rio Purus começa a dar novos sinais de enchente o que preocupa moradores de áreas de várzea e autoridades locais.

Cerca de 200 moradores ribeirinhos perderam toda a produção na última alagação, a menos de 15 dias e a possibilidade de uma nova, é temida por quem perdeu tudo e tenta recomeçar a vida.

Segundo práticos de embarcações locais, o Purus encheu uma média de 20 cm nas últimas 48 horas.

De Santa Rosa do Purus porém, as cabeceiras do Rio, há 5 dias de subida de batelão, o barqueiro Salomão informou na manhã desta sexta-feira, 9, que há vazante, notícia que causa alívio aos moradores das partes baixas e plainas das margens do Purus.





Registro: SEE entrega quadra reformada à comunidade

A Quadra Poliesportiva Almiro Ferreira, foi entregue totalmente reformada, nesta tarde de quinta-feira, 8, à comunidade escolar.

Estavam presentes no evento, além da gerente do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, a Professora Nena Rodrigues, lideranças políticas e comunitárias locais, como a Presidente da Câmara de Vereadores Selma Mendes, a Diretora da Escola Nazira Francisca Taumaturgo e grande número de alunos da referida escola e funcionários.

Nas falas os agradecimentos ao Governo do Estado pelo benefício feito à comunidade; Nos rostos dos alunos e atletas, a satisfação do bem recebido.


A reforma da Quadra Poliesportiva Almiro Ferreira, é uma resposta positiva do Governo do Estado às reivindicações da comunidade esportiva e escolar de Manoel Urbano. A mesma já não oferecia mais condições seguras para a prática de atividades esportivas.
As alunas gostaram e elogiaram a reforma da quadra.



Alunos da Escola Nazira Anute de Lima compareceram ao ato de reentrega da Quadra.
O Município de Manoel Urbano tem déficit em áreas e espaços de esporte e lazer. A Quadra Almiro Ferreira é hoje a única que funciona e que é usada em praticamente todas as atividades esportivas na cidade.

Cabe agora, cada um cuidar desse bem tão precioso.

Mais duas quadras de esporte estão sendo construídas na cidade.



quinta-feira, 8 de março de 2012

Registro: Secretário do MDA e lideranças rurais e de governo discutem saídas para prejuízos da alagação

Durante encontro foram apontadas alternativas de ajuda às famílias agricultoras atingidas



A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) recebeu nesta segunda-feira, 5, o secretário nacional de Regularização Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sergio Roberto Lopes. Ele veio ao Acre para ver e avaliar a situação de produtores rurais atingidos pelas enchentes no Estado, a fim de pleitear ações junto à Casa Civil da Presidência da República e o MDA, em Brasília.

Os prejuízos na agricultura familiar somam mais de R$ 25 milhões. Lopes reuniu-se na Seaprof com o secretário municipal de Floresta e Agricultura de Rio Branco, Mario Jorge Fadell, a delegada do MDA no Acre, Zenilda Barbalho, o secretário da Seaprof, Lourival Marques, além de produtores, prefeituras, sindicatos e associações de produtores dos municípios atingidos.

Durante a reunião, o secretário nacional anotou as reivindicações e discutiu propostas como a liberação de linha especial de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a manutenção do recebimento de cestas básicas pelas famílias agricultoras atingidas pelas enchentes. A antecipação da entrega de roçadeiras e máquinas para operar nos ramais, reconstrução de moradias (através do funda habitação da Caixa), reforma de barragens, distribuição de ração e a criação de alevinos foram também debatidos.

Outra questão discutida foi a isenção aos produtores rurais e ribeirinhos que tiveram 100% de sua produção perdida com as enchentes e o pagamento das dividas contraídas através do Pronaf. “Essas dívidas possivelmente não poderão ser honradas tendo em vista os enormes prejuízos sofridos pelos produtores”, ressaltou o secretário da Seaprof, Lourival Marques.

O secretário do MDA encaminhará a Brasília as propostas colocadas em discussão na reunião, a fim de pleitear ações, emendas e liberação de recurso do Conselho Monetário Nacional junto à Casa Civil e o MDA

“Se o Estado do Acre operasse com Seguro Agrícola ou Plano de Emergência Climática, essa questão da alagação seria facilmente resolvida. Portanto, é necessário pensar em planos emergenciais, no médio e longo prazos. No mês de abril próximo, o ministro do Desenvolvimento Agrário estará visitando o Acre e então será uma ótima oportunidade para discutir essas propostas”, afirmou Lopes

Seaprof apoia produtores

O secretário da Seaprof, Lourival Marques, afirmou que o governo autorizou a distribuição de sementes de hortaliças, mudas frutíferas e florestais para incentivar e ao mesmo tempo reduzir os impactos da alagação na agricultura familiar. E a distribuição de cestas básicas aos produtores atingidos pelas enchentes terá continuidade.

A Seaprof também iniciou o trabalho de assistência aos ribeirinhos índios em 19 aldeias, localizadas em Santa Rosa do Purus, atingidos pela cheia do rio. Foram enviados ao município 40 kits de produção, contendo equipamentos que serão utilizados para reiniciar o plantio dos roçados perdidos durante a enchente.

Posteriormente serão encaminhados técnicos para ajudar no processo de plantio para subsistência. Também foram distribuídas às aldeias 564 novas cestas básicas.

Agência de Notícias do Acre