sábado, 22 de outubro de 2011

Moradores querem discutir limites entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó

Moradores do 54 e região, pedem que autoridades deixem comunidade dentro dos limites de Manoel Urbano, como sempre foi historicamente.




Os moradores do quilômetro 54 da BR 364, no sentido Manoel Urbano/Feijó, reuniram-se no domingo, 15, com lideranças comunitárias e políticas de Manoel Urbano e Feijó, para discutir os limites entre os dois municípios e estão dispostos a fazer movimentação para que a comunidade permaneça dentro dos limites de Manoel Urbano e não do Município de Feijó, mais que o dobro da distancia da comunidade.

O motivo principal da reunião deveu-se às dificuldades que começaram a encontrar ao ter que resolver questões principalmente de ordem agrária dentre outr as como emissão de documentos e prestação de serviços públicos, sempre feito por Manoel Urbano.

"Todos daqui tem sua vida em Manoel Urbano", disse Francisca Eudócia, Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano.

"Temos que escolher o que melhor pra gente! Sempre fomos cuidados por Manoel Urbano e agora, com a estrada asfaltada, que temos a oportunidade em melhorar mais ainda a nossa proximidade, não queremos mudar!", falou o morador da comunidade, João Leitão.

"Estou a 40 anos aqui, nossa relação sempre foi com Manoel Urbano. Nossa escola, nossos professores, nosso agente de saúde... Meus filhos e todos aqui são murbanenses!", argumentou o Professor Manoel Leitão.

"Nossa missão é ouvir a comunidade e vamos levar as reivindicações ao Prefeito Dimdim," disse Pedro Roberto Clementino de Paiva, assessor e representante do Prefeito.

"Mudar costume, mexer na cultura de um povo não é fácil. O povo daqui sempre teve caminhos para Manoel Urbano. Nosso trabalho é defender o melhor para o trabalhador", disse Antonio Sergione, conhecido como Cabeça, Presidente do STR de Feijó.

"Desde o tempo de Seringal Porto Brasil, que o povo daqui tem como referência, Manoel Urbano. De fato, o custo para Feijó é maior. O que a comunidade decidir, vamos levar às autoridades para que por meios legais se resolva a questão", disse o Prefeito Chico Mendes.

A confusão toda deve-se a exatos 11 quilômetros. Os limites de Manoel Urbano com Feijó erá considerado no Km 56 e pela nova medição, acredita-se que pela CPI dos Limites Internos dos 22 Municípios do Estado do Acre, recuou para o Km 45.


Lideranças de Feijó compareceram à reunião: Pedro, Renê e Cabeça do STR.



O principal objetivo da CPI dos Limites Internos, realizada em 2004, era precisamente "reparar as imprecisões de limites dos municípios acreanos, situações essas que interferem diretamente nas atuações das administrações municipais, reconhecimento de cidadania e relações culturais e sócio-econômicas(Jornal Página20.com.br). "

Partindo desse princípio, os moradores do Km 54 têm razão na reivindicação. Como disse a Presidenta da Camara de Vereadores de Manoel Urbano, "boa vontade e disposição são os igredimentes necessários para se resolver a questão".


Nenhum comentário:

Postar um comentário