quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Murbanense apresenta pesquisa sobre o manejo do pirarucu, como uma experiência de sustentabilidade econômica e ambiental

Nazaré Oliveira é Gestora de Políticas Públicas, graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR e Pós-graduada em História Regional pela UNINTES. É Mestre em Desenvolvimento Regional Pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Natural de Manoel Urbano e atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social do Governo do Acre.


Com o título “Manejo do Pirarucu: Uma experiência de desenvolvimento local sustentável em Manoel Urbano - Acre?”, a murbanense Nazaré Oliveira, apresenta como Dissertação de Mestrado pela Universidade Federal do Acre - UFAC, uma análise do manejo do pirarucu nos lagos da região do Purus, sua importancia economica e social para a sobrevivência de dezenas de familias murbanenses.

A pesquisa que deu vida à dissertação de mestrado “Manejo do Pirarucu: Uma experiência de desenvolvimento local sustentável em Manoel Urbano - Acre?” aborda o trabalho comunitário de um grupo de manejadores formados por pescadores associados da Colônia de Pescadores de Manoel Urbano (Z-7), tendo como principal parceria a equipe técnica da Seaprof, do WWF-Brasil, do IBAMA e da prefeitura de Manoel Urbano.

A autora buscou identificar indicadores de sustentabilidade no projeto, alinhado às recentes teorias do desenvolvimento regional local e da sustentabilidade. Verificando os resultados do projeto, apresenta vários elementos que mostram a recuperação da espécie pirarucu (Arapaima Gigas), a comercialização de forma organizada e participativa e, por conseguinte, a melhoria na qualidade das famílias que estão envolvidas diretamente no projeto. Um trabalho importante que dá orgulho e que vale a pena conhecer.

Para ter acesso à pesquisa entrar em contato pelos e-mails:

nazarodriguesoliveira@hotmail.com
maria.rodrigues17@gmail.com

4 comentários:

  1. Parabéns pelo belissimo trabalho. É gratificante quando acreanos que com muita garra consegue quebrar as barreiras e avançar para outros mares. Você merece!!! Não deixe de seguir seus sonhos. Agora está perto para quando será o doutorado.
    Adeni

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS NAZA!!!!!MUITO BOM MESMO!!!!
    VOCÊ ESTÁ SENDO UM EXEMPLO PRA TODOS NÓS MURBANENSES!!!
    ESSES SIM SÃO OS EXEMPLOS DE PESSOAS QUE SAEM DAQUI, METEM A CARA E SAEM VITORIOSAS NOS SEUS OBJETIVOS...
    VOCÊ É UM ORGULHO PRA TODOS NÓS!!!!

    PARABENS!!!!

    QUANDO EU CRESCER TBM QUERO SER MESTRE.....

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um orgulho ter gente daqui eternizando nossa história na escrita. Parabéns por todas as tuas conquistas e por está escrevendo manoel urbano na história do nosso estado, o mais bacana é que vamos poder contar com esse referencial teórico pra futuras pesquisas e projetos, assim todos murbanenses ganham!

    ResponderExcluir