sábado, 1 de fevereiro de 2014

WWF-Brasil aposta na gestão da agrofloresta no Acre

Por Fernanda Melonio e Andrea de Lima

Com o objetivo de salvar um milhão de árvores, uma parceria entre o WWF-Brasil, a rede britânica de TV Sky e o governo do Acre dá alternativas aos moradores locais para viver da floresta sem precisar desmatar. O projeto Sky Rainforest Rescue – ou Sky Protegendo Florestas, como vem sendo chamado em português–, está em seu terceiro ano, possui quase 30 mil apoiadores no Reino Unido e é a segunda parceria institucional mais reconhecida no NFP synergy omnibus research.

Criado em outubro de 2009, o projeto apoia ainda o governo do Estado acreano no programa de certificação das propriedades rurais, fornecendo suporte contínuo a mais de mil famílias que aderiram voluntariamente ao programa. Os produtores recebem benefícios como mudas, sementes e animais de pequeno porte para criação. O objetivo é que essas propriedades sejam auto-sustentáveis no prazo de nove anos.

Além disto, estimula-se a cultura extrativista, com apoio contínuo a seringueiros e ao comércio justo da borracha, construção e manutenção de unidades de processamento de látex de borracha, agregação de valor da castanha e do açaí, apoio aos agricultores na coleta e processamento dos produtos.

Um dos melhores exemplos dessa cooperação foi a assinatura do contrato da Associação de Seringueiros do Parque das Ciganas, em Feijó (AC), com a fábrica de calçados francesa Veja, cuja produção está em sintonia com o equilíbrio socioambiental e o desenvolvimento das regiões produtoras. Desde o início do projeto, a empresa compra borracha dos seringais acreanos. No sistema de bonificação e produção diferenciado proposto pela Veja, o quilo da FDL (folha de defumação líquida de látex) pode sair até por R$ 7,20. A ideia é incentivar os seringueiros a produzir. Em 2012, os seringueiros da Associação entregaram 3 toneladas de látex para a produção de tênis, cujo percentual de borracha nativa chega a 91,3%.

Alberto Tavares Pereira Júnior conta que a iniciativa está trabalhando para ajudar a combater o desmatamento na Amazônia de três formas: por meio do fornecimento de recompensas para a gestão de propriedade sustentável, para melhorar as oportunidades de mercado para produtos sustentáveis e ao combater as causas do desmatamento.

“Pelo menos 1067 famílias se inscreveram para o programa de certificação de terra. O WWF-Brasil tem investido muito esforço em ajudar os diferentes departamentos governamentais envolvidos na entrega do projeto, entre eles a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar - Seaprof, Instituto de Terras do Acre - Iteracre, Secretaria do Meio Ambiente - Sema. Estamos explorando opções para instalar um banco de dados melhor do que o atual para controlar o sistema de certificação”, adiantou Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário