segunda-feira, 4 de março de 2013

G1: Greve de servidores públicos paralisa município no interior do AC

Greve geral para a cidade de Manoel Urbano (Foto: Marcio Levi / Arquivo Pessoal) 




Os servidores públicos municipais do município de Manoel Urbano, no interior do Acre, paralisaram as atividades por tempo indeterminado. Eles reivindicam que a Prefeitura pague o salário do mês de dezembro de 2012 e façam o repasse de duas parcelas atrasadas de um empréstimo consignado contraído por alguns servidores.

Membro da Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Manoel Urbano (Sinsepum), o servidor André Narciso, conta que o Sindicato já marcou três reuniões com a atual administração para apresentar uma proposta de pagamento. Na última, ele diz que havia ficado decidido que a Prefeitura começaria a realizar os pagamentos a partir do último dia 15 de fevereiro, mas o acordo não foi cumprido.

Nesta segunda os servidores municipais percorreram as principais ruas de Manoel Urbano até chegarem a frente da Prefeitura onde segundo Narciso, não conseguiram ouvir nenhum representante do prefeito.

Ele conta ainda que no único contato que um servidor em greve conseguiu fazer com alguém da Prefeitura ouviu ameaças de corte de ponto e demissão.

De acordo com o sindicalista a greve só irá acabar quando os repasses forem feitos. "A gente só volta agora quando o dinheiro estiver na conta, porque já enganaram a gente uma vez", ressalta.

Secretário Municipal de Administração de Manoel Urbano, Francisco Dias, nega as acusações do sindicalista sobre ameaças aos servidores e que a Prefeitura não tenha cumprido acordos com o sindicato.

Dias conta contou que durante toda a manhã desta segunda o prefeito Alê Anute (DEM) esteve reunido com a assessoria para apresentar uma proposta de acordo aos servidores.

Sobre a acusação da Prefeitura não ter cumprido o acordo anterior ele disse que os sindicalistas tentaram impor ao prefeito uma proposta já fechada não dando possibilidade de discussão com o Executivo Municipal. "Eles já trouxeram a proposta pronta e queriam que o prefeito aceitasse sem analisar", diz.

Atualmente existem 400 funcionários públicos municipais em Manoel Urbano, que permanecem acampados em frente à sede da Prefeitura esperando por uma resposta. De acordo com o secretário de Administração, o prefeito irá apresentar uma contraproposta até às 16h desta segunda aos grevistas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário