domingo, 11 de setembro de 2011

Notinhas

Setembro é o mês que o tempo por essas bandas da Amazônia começa a mudar para chuva, é chegado o fim do verão e o início do inverno, período de chuvas. Nesse período, as chuvas são parciais, sendo que para quem está na estrada de barro, pode pegar uma chuva e ficar por horas atolado vendo o próximo quilômetro seco. Nos últimos dias, várias ameaças de chuva com temporal, normal nessa época. Agora há pouco tivemos, mais de uma hora de muita chuva com ventos fortes.


Corrida Raimundo Reis

As 16:00 horas começa a Corrida Raimundo Reis. Os atletas correrão no percurso da Estrada Estadual da Manga, que tem 7 quilômetros. A corrida, feminino e masculino, terá partida da Rotatória até a Prefeitura da cidade. A Corrida Raimundo Reis é uma programação do 7 de Setembro, transferida para este domingo, 11.

Mobilizações

Políticos já se articulam para as eleições do ano que vem. Pelo que se escuta, tudo indica que a concorrência pela Prefeitura de Manoel Urbano terá ao menos 4 candidatos. Comenta-se que estão no pário Raimundo Justino(PSDB), Ale Araújo(DEM), Tanízio Sá(PMDB) e o atual Prefeito Chico Mendes(PP).


Integrados

A população de Manoel Urbano pode comemorar a integração. O trabalho de pavimentação já trouxe o asfalto de Sena Madureira à Ponte do Purus. O restante do trecho está com a sub-base que permite acesso a qualquer hora em sem problemas.


Situação difícil

Colonos murbanenses estão preocupados por não terem conseguido a licença de queimada de seus roçados. O pequeno produtor que obteve licença para brocar o roçado não tem a licença de queima. Daí o problema!

Modelo primitivo

Os agricultores da região ainda trabalham o modelo primitivo de plantio. Roçam, queimam, plantam e depois de 2 ou 3 anos deixam a terra descansar para voltar a reutilizá-la.


O pequeno pagando pelos grandes?

O pequeno pagando pelos grandes que queimam um mundo de mato depois entram com advogado para pagar uns tostões da multa. Enquanto o pequeno produtor que usa a queimada para limpar o terreno para plantar o arroz e o milho, depois o feijão e tirando o feijão a roça, fica ao "Deus dará".

Mecanização: uma alternativa

Há que se trabalhar condições para mecanização agrícola ou técnica que não se precise usar o fogo para trabalhar agricultura. Mecanizar a região pobre como a nossa parece ser um sonho distante, pelo preço que custa uma máquina capaz de fazer tal serviço.

O fato é que a Amazônia precisa urgente de meios alternativos de trabalho com a terra e de fontes alternativas de subsistência que não seja a degradação de nossas florestas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário