sábado, 27 de agosto de 2011

O ontem e o hoje de uma das ruas mais antigas da cidade

Dentre todas as ruas de Manoel Urbano, a Rua do Porto, é considerada uma das mais antigas e mais importantes para vida dos murbanenses em suas primeiras décadas de emancipação, inclusive ganhando pavimento na década de 80.

Agora depois de muita espera, os moradores comemoram o pavimento, resultado da parceria entre o Governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Manoel Urbano.
A caminhada era muito difícil...
A Rua do Porto, que será inaugurada amanhã com a Presença do Governador Tião Viana e Prefeito Chico Mendes, foi muito movimentada em décadas passadas, inclusive com um comércio forte.
Já não oferecia trafegabilidade...
O hoje e o ontem dá a idéia do tamanho do benefício público que os moradores estão recebendo...
Pequenos comércios e novas moradias já começaram a se erguer às margens da nova Rua do Porto. Uma vida nova chega com o calçamento...
Se não fosse um ditado popular, as galinhas daqui estariam cheias de dentes, pois os moradores já não acreditavam na possibilidade de terem a rua pavimentada. A descrença é fruto de anos de descaso político.
O mato, o capim e a lama deram lugar a alegria de quem passeia e replaneja sua vida a partir de uma rua pavimentada, que representa novas possibilidades, inclusive econômicas...
O antigo porto foi desativado e os moradores da rua esquecidos por longos anos. Agora, a rua nova dá caminho para a praia onde acontece nesses dois dias o Festival de Praia.
O ontem da rua do Antigo Porto, uma memória que os moradores não quem mais lembrar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário