sábado, 27 de agosto de 2011

Festa do Pirarucu Manejado de Manoel Urbano

A Festa do Pirarucu já está inserida no calendário de eventos do municipio de Manoel Urbano (Foto: Assessoria Seaprof)


Acontece em Manoel Urbano a quinta Festa do Pirarucu Manejado. O evento se estende até este domingo, 28. Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) a feira teve a sua estrutura montada no centro da cidade e conta com um grande número de colaboradores, impulsionando o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município.

Várias autoridades prestigiaram a solenidade de abertura da festa. Estavam presentes o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, o presidente da Colônia de Pescadores Z7, Manoel Pereira, Antonio Oviedo representante da WWF Brasil, Elio Ferreira da Silva, gerente da unidade local da Seaprof em Manoel Urbano, Francisco Mendes, prefeito do município e a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Manuel Urbano, Severina Selma.
A exposição do pirarucu vivo é uma das grandes atrações da festa (Foto: Assessoria Seaprof)


"Este evento é o resultado do trabalho realizado e significa um importante incremento na renda das famílias locais, que vão poder comercializar o que pescarem”, afirma Lourival Marques, secretário da Seaprof. Ainda de acordo com Lourival Marques, o aumento da quantidade de peixes capturados este ano demonstra os bons resultados do manejo, uma vez que a presença do pirarucu nos lagos vem crescendo.

Dando continuidade ao processo de gestão participativa, foi realizada também uma oficina para discussão de estratégias municipais de manejo da pesca. Instituições governamentais, não-governamentais, sindicatos, associações e pescadores se unem com o objetivo de idealizar uma proposta de inclusão e participação de todos e com apoio técnico e financeiro necessários.

Inovação na cozinha regional com 40 tipos de pratos à base de pirarucu (Foto: Assessoria Seaprof)


Localizado a 220 quilômetros da capital Rio Branco, o acesso a Manoel Urbano é pela BR-364, sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul. A estrada, em fase final de construção entre Sena Madureira e o município, facilita a chegada de muitos visitantes, levando turistas de outros municípios e estados vizinhos para prestigiem a festa. A estrutura da feira foi montada em proporções adequadas para oferecer o melhor acolhimento possível aos visitantes.

Quatro tendas para exposição e comercialização, um palco para apresentações de shows, e praça de alimentação, são algumas das atrações oferecidas na programação. Os restaurantes ofereceram Pirarucu à Casaca, Salada de Pirarucu com Grão de Bico, Filé de Pirarucu ao Molho Branco, Moqueca de Pirarucu Fresco com Camarão, Lasanha de Pirarucu e Isca de Pirarucu ao Molho Verde, uma grande diversidade de pratos à base de pirarucu. No palco se apresentaram artistas locais.

Assessoria Seaprof
Agencia de Notícias do Acre



Nenhum comentário:

Postar um comentário