quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Governo do Estado realiza V Festa do Pirarucu Manejado que começa nesta sexta-feira

Em parceria com a prefeitura de Manoel Urbano e WWF Brasil, evento consolida ação desenvolvida junto aos pescadores da região.

A quinta edição da Festa do Pirarucu Manejado acontece nos dias 26, 27 e 28, próximo fim de semana, em Manoel Urbano. O evento é realizado em parceria pelo governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar (Seaprof), prefeitura de Manuel Urbano e WWF Brasil. Atualmente mais de 200 famílias são beneficiadas diretamente com a preservação dos lagos e manutenção da espécie na região.

A expectativa dos organizadores é de que pelo menos três mil pessoas participem do evento. No ano passado foram comercializados mais de mil quilos de pirarucu durante os dias de festival. Para este ano, além do pirarucu também serão comercializados outras espécies de pescados típicos da região amazônica e que também são manejados nos lagos Santarém, Bela Vista, Novo, Grande, Novo Destino e Santo Antonio. A atividade garante a sustentabilidade e a manutenção dos estoques.

A pesca do pirarucu, que se encerra nesta quinta-feira, 25, já atingiu duas toneladas. A meta é a pesca de uma tonelada das outras espécies amazônicas, como pescada, sauna, piau, sardinha-de-água-doce e bico-de-pato. Todo o pescado será comercializado durante os dias de festival.

Estão envolvidos nesta ação de manejo dos lagos 23 pescadores e pescadoras do grupo de manejadores do pirarucu e 158 pescadores profissionais da Colônia de Pescadores Z7.

A festa terá a sua estrutura montada no espaço da Feira Municipal Raimundo Nogueira, em frente ao Porto Fluvial do município, e contará com um grande número de colaboradores, impulsionando o turismo, o comércio e o desenvolvimento econômico do município.

Com apoio da WWF Brasil, Prefeitura de Manuel Urbano, Colônia de Pescadores Z7, Instituto Dom Moacyr e Secretaria de Pequenos Negócios, a programação se estenderá por todo o fim de semana, de sexta-feira a domingo, com várias atrações culturais, comidas à base de pirarucu, comercialização do pirarucu fresco e seco, de outras espécies, além de exposição de artesanato feito com escamas de pirarucu.

Localizado a 220 quilômetros da capital, Rio Branco, o acesso a Manuel Urbano é pela BR-364, sentido Rio Branco/Cruzeiro do Sul. A estrutura da feira foi montada em proporções adequadas para oferecer o melhor acolhimento possível aos visitantes.

Quatro tendas para exposição e comercialização, um palco para apresentações de shows, e praça de alimentação são algumas das atrações oferecidas na programação. Os restaurantes estabelecidos na cidade também vão oferecer pratos tendo como principal matéria-prima o pirarucu, tais como o pirarucu à casaca, salada de pirarucu com grão-de-bico, filé de pirarucu ao molho branco, moqueca de pirarucu fresco com camarão, e isca de pirarucu ao molho verde.

De: Agência de Notícias do Acre



Nenhum comentário:

Postar um comentário