sábado, 21 de julho de 2012

Donas de casa aprendem a fazer sabão de cozinha com resíduo de óleo em Manoel Urbano

Governador Tião Viana, irmã Fátima e Dep. Taumaturgo na COOPAM.


Você despeja o óleo de cozinha que usa pelo ralo da pia? O resíduo tem alto poder de poluição da água, mas pode ser reutilizado, transformado em sabão em barra e detergente. Além de gerar renda para famílias e auxiliar no cuidado com o meio ambiente, a iniciativa também garante que donas de casa de baixa renda possam fabricar os produtos para o próprio uso.

Dezesseis donas de casa de Manoel Urbano participaram de um curso de elaboração de sabão e detergente a partir de resíduos de óleo de cozinha. O curso foi dado pela Secretaria de Pequenos Negócios (SPN) e a iniciativa foi da Pastoral da Criança do munícipio. “Era um sonho antigo poder oferecer uma alternativa de renda pra mães das crianças atendidas pela pastoral”, disse a coordenadora, irmã Fátima Freitas Machado.

Maria do Socorro Pereira, 36, foi uma das mães que fizeram o curso. Ela tem oito filhos e, como o mais novo tem pouco mais de um ano, não pode trabalhar como doméstica. A renda da família é um salário mínimo ganho pelo marido e a ajuda do Bolsa Família. “Eu acho que vai melhorar porque vamos fazer parte de uma cooperativa que vai produzir pra vender o sabão. E as panelinhas ficam limpinhas, brilhando. Foi um negócio muito bom esse curso”, disse.

O secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, explicou que o óleo é doado através de uma parceria com o Via Verde Shopping, que entrega 500 litros de óleo de cozinha usado por semana. “Agora vamos dar inicio ao processo licitatório para a construção da fábrica, que seguirá os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A meta é entregar o prédio ainda este ano porque o recurso já está em caixa”.

A técnica de produção de sabão e detergente, segundo o diretor presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Luiz Augusto Azevedo, foi adaptada para agregar produtos da floresta, como a copaíba.

O governador Tião Viana aprovou a iniciativa. Para ele, a reutilização do óleo de cozinha cumpre dois papeis fundamentais: não despejar o resíduo no meio ambiente e oferecer renda para as famílias carentes. “É um excelente trabalho este que a Pastoral da Criança começa com a Secretaria de Pequenos Negócios. É isto que as famílias precisam, de oportunidades. O governo está presente em Manoel Urbano, com mais de 50 pequenos negócios entregues e funcionando e não vamos parar por ai. Temos a empacotadora de café, a construção da fábrica de sabão”, disse o governador.

Os deputados estaduais Walter Prado e Moisés Diniz, e o deputado federal Thaumaturgo Lima parabenizaram a iniciativa.


Por que reciclar?


Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes. (Com informações do site biodiselbr.com.br)

Tatiana Campos/agenciadenoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário