quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fogo no lixão da cidade se alastra e preocupa moradores e autoridades ambientais

O fogo no lixão municipal existe desde o mês de junho, mas nesta quarta-feira(7), alastrou-se pela vegetação próxima, deixando preocupados os moradores que residem em suas adjacências. A fumaça da queimada cobriu parcialmente parte da cidade.

Abrão Pereira de Lima da vigilância em saúde ambiental do municipio juntamente com seu colega de trabalho Gedaías Adrião passaram a tarde correndo atrás de alguém que pudesse ajudá-los na contenção do fogo, busca essa frustrada.

"A responsabilidade de cuidadar do lixão é da Secretaria de Obras e desde o dia 6 de junho que notificamos a mesma para aterrar o lixão e evitar isso que está acontecendo, mas nada foi feito", disse Abrão, relatando que já tinha procurado o Secretário de Obras do Município Francisco Bezerra de Almeida, sem lograr êxito na busca.

"Primeiro procuramos o Secretário de Obras, não encontramos, depois fomos atrás do Promotor, mas está viajando, por último fomos atrás da Polícia Civil, que prometeu nos ajudar a procurar saídas para a difícil situação. Estamos procurando qualquer um que nos ajude," desabafaram os agentes de vigilância em saúde ambiental do municipio.
Funcionários da Prefeitura estavam por volta das 16 horas, a fazer asseiros na tentativa de evitar o alastramento do fogo para o lado mais proximo à residencias, a cerca de 500 metros.
Quem se arriscou a passar pela fumaça sentiu os efeitos da mesma, pela inalação. É possível que mais de dois hectares de vegetação próxima ao lixão tenha sido queimada no dia de hoje. O fogo continuava a queimar até agora a noite desta quarta.

Providências devem ser tomadas a respeito do lixão, que está muito próximo às casas e mais de imediato em ralação ao fogo que põe em risco a saúde e a segurança dos nossos moradores.

Por telefone não consegui contato com o Secretário de Obras, nem com o Prefeito Chico Mendes. É velha conhecida a problemática do lixão.

Veja mais fotos. Clique aqui.

Leia matéria do dia 11 de junho sobre o lixão. Poluição causada por lixão preocupa comunidade e autoridades sanitárias locais.



2 comentários:

  1. O pior disso tudo é o aumento do buraco na camada de ozônio! Tem que se ter consciencia, pois além de diminuir o tempo de vida da terra, prejudica a população que já doente, adquire ou agrava também problemas respiratórios. Acho que já temos problemas demais! Não acham? Pensem nisso ...

    ResponderExcluir
  2. Que é isso cadê o dr. flavio, as autoridades locais, câmara de vereadores, isso sim merece uma mobilização popular para resolução.

    ResponderExcluir