sexta-feira, 2 de julho de 2010

Manoel Urbano se prepara para a IV Feira do Pirarucu

Manejadores e técnicos da Seaprof: pausa nos trabalhos para o registro em fotografia


Aconteceu de 3 a 10 de junho a contagem visual e auditiva do pirarucu em lagos com manejo da região de Manoel Urbano. A contagem faz parte dos preparativos para a IV Feira do Pirarucu Menejado, marcada para a 2ª quinzena de Agosto em Manoel Urbano.

Segundo Carlos Leopoldo L. de Oliveira, da seção de Manejo da Pesca/Projeto Alto Purus o objetivo da contagem é a avaliação do números de indivíduos (bodecos <1,50m>1,50m) para avaliação do Manejo e solicitação de cota de pesca ao Ibama. Anualmente estes dados são avaliados por técnicos da Seaprof e analista ambiental do Ibama e a autorização de pesca tem sido em 30% do estoque dos adultos para cada lago manejado.

"A avaliação mínima do manejo é que os lagos devam apresentar entre 4 a 7 pirarucus por hectáre de lamina d'água para que seja pescado, assim garantimos a sustentabilidade natural dos peixes nestes lagos", disse Leopoldo.

O trabalho de contagem dos pirarucus deu-se sob o acompanhamento do técnico da Seaprof Eliseu Afonso e 12 pescadores do grupo de manejadores do Pirarucu, da Colonia de Pescadores de Manoel Urbano.

"Estamos todos empenhados nesse trabalho e queremos que a feira desse ano seja melhor que a do ano passado", disse Augustinho Fortunato, Gerente da Seaprof de Manoel Urbano.

Contagem visual e auditiva do Pirarucu: exigência de muita experiência e paciência


O trabalho de manejo do Pirarucu é um projeto do Governo do Estado do Acre, realizado pela Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familia - SEAPROF com a parceria da WWF-BRASIL e IBAMA.

Fotos: Seaprof


Nenhum comentário:

Postar um comentário