quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 quer jovem mais próximo da Igreja

Quarta-feira de cinzas marca início da quaresma para os católicos

Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o tema da Campanha da Fraternidade, Fraternidade e Juventude, e como lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

 
 
 
A partir desta quarta-feira de cinzas a Igreja Católica começa a vivenciar mais uma vez o tempo da Quaresma, que inicia com celebrações nas comunidades (veja programação abaixo).
 
Com a cruz assinalada com as cinzas em sua fronte, o cristão católico acolhe as palavras do padre ou ministro que em nome de Deus lhe diz: “Converte-te e crede no Evangelho!” (Mc 1,15).
 
Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o tema da Campanha da Fraternidade, Fraternidade e Juventude, e como lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Para o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, a frase resume o espírito que deve ser vivenciado durante toda a vida, especialmente no tempo da Quaresma.
 
A época é a preparação dos fiéis para a festa da Páscoa, a maior festa da Igreja Católica, a qual celebra a ressurreição de Jesus Cristo. “Temos esse grande apelo de Deus para que realmente levemos a sério a festa da Páscoa, que deve ser preparada com espírito de conversão. E converter para quem? Para Jesus e seu Evangelho. Tudo que destoa ou não está de acordo com a verdade revelada em Jesus Cristo à humanidade, precisa ser melhorado ou modificado”, pontua o bispo.

Ele acrescenta que “converter-se para Deus e para o Evangelho exige mudança de atitudes, especialmente no relacionamento consigo mesmo, com Deus, com os irmãos e toda a obra da criação. São 40 dias que ninguém deve deixar passar de qualquer jeito, senão, não teremos nada para celebrar na Páscoa”.

Este ano, haverá a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, e por isso a Igreja escolheu os jovens como tema a ser refletido, para que eles sejam aliados na evangelização.

Saiba mais - Antigamente, quando a penitência era pública, a Igreja pedia que as pessoas colocassem cinzas sobre a cabeça. O gesto da imposição das cinzas remete a todos o texto bíblico que afirma: “Do pó viestes, ao pó voltarás” (Gn 3,19). “As cinzas mostram que nossa vida é muito passageira. De nada adianta o nosso orgulho, a nossa vaidade: isso tudo um dia vai virar pó. O que nos engrandece, nos eterniza, é nossa fé em Jesus Cristo e nossa conversão a Ele”, ressalta o bispo Dom Jacinto.
 
Em Manoel Urbano, a missa da quarta-feira de cinzas acontecerá na Igreja Matriz a partir das 19:30 horas, ocasião em que também é lançada a Campanha da Fraternidade 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário