domingo, 15 de dezembro de 2013

Manoel Urbano recebe núcleo da Secretaria das Mulheres


A cidade de Manoel Urbano, distante 244 km da capital acreana, é a primeira a ter uma representação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres). A solenidade de instalação do núcleo foi realizada nesta sexta-feira, 13, no Ginásio Coberto, que estava repleto de pessoas de diversas localidades. Na programação, apresentações, declamação de poesia e homenagens.

O núcleo da SEPMulheres reativa as ações das militantes murbanenses, que começaram com 30 e hoje já são 500 integrantes. “Representa para todas as mulheres do Vale do Purus, de Manoel Urbano, liberdade, direitos. Isso é uma luta nossa desde 1998. As mulheres de Manoel Urbano estão muito felizes e satisfeitas,” diz Selma Mendes, presidente do Movimento de Mulheres de Manoel Urbano.

Lancha vai servir às ribeirinhas da regional do Purus


Implantação do núcleo atuará em três aspectos. Primeiro, na autonomia econômica das mulheres, oferecendo, em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios, capacitações e formas de gerar ou melhorar a renda. Outro campo de atuação é na área de direitos humanos, no enfrentamento à violência. E o núcleo também reforça a política de governo de interiorização das ações do poder público. “Que é fazer com que as políticas públicas cheguem às mulheres ribeirinhas, extrativistas, as que ainda não conseguiram acessar as políticas públicas, que dizem respeito à moradia, inclusão, acesso ao crédito, educação, arte,” exemplifica Concita Maia, secretária de Estado de Políticas para as Mulheres.

A sala disponível para concentrar essas ações fica no Centro de “Florestania” do município. “Significa o apoio do governo, o abraço para que essas mulheres possam ter uma referência de tudo que o governo possa fazer por elas, na questão da segurança, do trabalho, da saúde,” pontua Marlúcia Cândida, primeira-dama do Acre.

Outra importante contribuição do estado para a população foi a entrega, através da SEPMulheres, de um barco. O transporte vai servir ao Centro Especializado de Atendimento às Mulheres da Regional do Purus.

“Nós oferecendo algo melhor para essas mulheres da zona rural e dos ribeirinhos, eu acredito que o movimento desenvolve bem melhor”, fala Maria de Fátima Vasconcelos, comerciante e integrante do movimento de mulheres de Manoel Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário