quarta-feira, 24 de julho de 2013

Frio está 'fora dos padrões dos últimos 20 anos', diz pesquisador

Morador de Manoel Urbano, agasalhando-se em cobertor para se proteger do forte frio. Foto: Purus Online


Entrevistado pelo Acre TV desta quarta-feira (24) o coordenador do grupo de estudos e serviços ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, disse que a frente fria, que chegou ao Acre na noite de segunda-feira (22), está 'fora dos padrões dos últimos 20 anos'.

Fonseca diz que desde 1990 as 'friagens', como os fenômenos de queda brusca de temperatura são mais conhecidos no Acre, não ficavam abaixo de 10°C. Nesta quarta-feira, Rio Branco registrou a manhã mais fria dos últimos anos, com temperaturas de 8ºC.

"É uma situação inusitada, mas estudos realizados duas semanas atrás pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) previam que iríamos ter um frio considerado histórico", afirma.

De acordo com o pesquisador a menor temperatura já registrada pelos pesquisadores no Acre, ocorreu no dia 19 de julho de 1975 quando a mínima chegou a 6ºC. A segunda menor temperatura ocorreu seis anos depois em 21 de julho de 1981 quando os termômetros marcaram 6,4°C e a última vez que a temperatura ficou muito abaixo dos 10°C foi em 23 de maio de 1990, com 8,2°C.

O frio deve permanecer no Acre até a próxima sexta-feira (26). Depois disso, as temperaturas devem subir bastante. "A tendência de temperaturas altas vai continuar. É característico dos meses de agosto, setembro e outubro sobretudo no horário da tarde alcançar temperaturas maiores que 30°C", salienta.

Texto: G1 Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário