quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Produtores de Manoel Urbano recebem equipamentos e insumos dos Planos de Desenvolvimento Comunitário


“Nunca vimos um governo fazer o que este está fazendo pelos produtores”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Manoel Urbano, Marta Nascimento. A frase faz sentido quando colocada dentro do contexto que a produção familiar vive hoje no Acre: mecanização, assistência técnica, programa de açudagem e distribuição de calcário. Ainda dentro das ações de apoio ao homem do campo, o governador Tião Viana entregou na manhã desta quarta-feira, 29, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) para quatro comunidades em Manoel Urbano, um investimento de R$ 477 milhões.
Os Planos de Desenvolvimento Comunitário são documentos em que as comunidades, a partir de discussões com o governo do Estado, apontaram os potenciais de desenvolvimento e as necessidades para chegar aos resultados esperados. Segundo o secretário de Produção Familiar e Extensão Agroflorestal, Lourival Marques, com os recursos destinados pelo governo, as comunidades adquirem equipamentos agrícolas como trilhadeiras e peladeiras, plantadeiras, sementes, roçadeiras, barcos e motores. Também foi anunciada a ação de mecanização de 500 hectares de terra no município.
O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 29, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) para quatro comunidades em Manoel Urbano (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 29, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDCs) para quatro comunidades em Manoel Urbano (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Antônio Alves do Nascimento tem 73 anos de idade e é mineiro. Há sete anos largou o município de Itacarambi e veio para o Acre em busca de um pedaço de terra destinado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com um celular na mão, ele estava atento na plateia de produtores ouvindo o governador Tião Viana. “Eu filmei tudo para mostrar para as outras pessoas por que no resto do Brasil ninguém vê um governador no meio dos pobres, abraçando os produtores e os índios, como eu vejo ele fazer. As pessoas que não conhecem isso precisam saber o que é um governo humilde de verdade, que não faz isso só em campanha eleitoral atrás de voto”, declarou.
Antônio planta café e feijão, além de reflorestar a área com mogno, freijó e seringueiras. “E tem outra coisa: também nunca vi governo dar equipamento desse jeito para produtor rural. De onde eu venho não tem isso não”, comentou.
Seu Antônio Alves do Nascimento (D) tem 73 anos de idade e é mineiro. Há sete anos largou o município de Itacarambi e veio para o Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Antônio Alves do Nascimento (D) tem 73 anos de idade e é mineiro. Há sete anos largou o município de Itacarambi e veio para o Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o governador Tião Viana, a meta é mudar a vida do produtor familiar. “A alegria do governo é romper com um tempo onde só estavam presentes na vida do produtor a enxada e o terçado. Graças a Deus a gente está conseguindo com uma luta que começou no tempo do Jorge. O Binho se esforçou e criou os PDCs e hoje nós podemos entregar para vocês com a ajuda da presidenta Dilma. O futuro para mim é ver uma classe média rural no campo, com um pai de família fechando as contas no fim do mês e ainda sobrando dinheiro para mandar um filho da faculdade se ele quiser ser doutor”, disse.
Para o governador Tião Viana, a meta é mudar a vida do produtor familiar (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Para o governador Tião Viana, a meta é mudar a vida do produtor familiar (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Sobre os PDCs
Os PDCs fazem parte do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre). Os planos são elaborados pelas comunidades, com o auxílio de técnicos do governo. Todos os equipamentos e insumos são adquiridos pelas associações e cooperativas que representam os produtores. Em Manoel Urbano foram entregues os planos das comunidades Campo Verde, Km 54, Nazaré e Itaúba, beneficiando diretamente 119 famílias e, indiretamente, mais de 250, num investimento de R$ 477 milhões.
“O governador Tião Viana está tirando o calo das mãos dos produtores. Porque uma trilhadeira, uma roçadeira, significa menos trabalho, menos esforço, menos tempo no sol. Significa mais saúde e qualidade de vida pro homem do campo”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Moisés Diniz (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O governador Tião Viana está tirando o calo das mãos dos produtores. Porque uma trilhadeira, uma roçadeira, significam menos trabalho, menos esforço, menos tempo no sol. Significam mais saúde e qualidade de vida para o homem do campo”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Moisés Diniz (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O governador Tião Viana está tirando o calo das mãos dos produtores. Porque uma trilhadeira, uma roçadeira, significam menos trabalho, menos esforço, menos tempo no sol. Significam mais saúde e qualidade de vida para o homem do campo”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Moisés Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário